Versão elétrica do icônico Uno estreia no segundo semestre de 2024
Modelo similar ao carro que deixou uma legião de fãs no Brasil chega ao mercado europeu em versão elétrica.
O Fiat Uno saiu de linha no Brasil em 2021, mas jamais foi esquecido pela legião de fãs apaixonados pelo icônico modelo. Além de ser conhecido como “indestrutível” por conta da mecânica boa e confiável, o carro foi o primeiro a abrir diversas inovações na indústria automotiva nacional.
A boa notícia para os órfãos do veículo é o lançamento da versão elétrica de um automóvel bastante similar no mercado europeu: o Panda. Disponível na Europa há mais de 13 anos, ele deverá passar por uma atualização para estrear com novo design e motorização totalmente elétrica.
Segundo a Stellantis, o lançamento do Panda 100% elétrico está previsto para julho de 2024, possivelmente acompanhado de uma versão híbrida leve. Ele provavelmente será baseado no conceito Centoventi, protótipo exibido pela primeira vez em 2019, mas com algumas mudanças.
Além disso, é possível que o “novo Uno” a bateria seja produzido na Eslováquia e vendido como um modelo mais jovem, com várias opções de personalização das cores do teto e da carroceria.
Outro atrativo será o preço, que segundo a imprensa europeia poderá ficar na faixa de US$ 25 mil, ou cerca de R$ 125 mil na conversão direta. A ideia da Fiat é popularizar o segmento de carros eletrificados no mundo.
‘Novo Uno’ elétrico no Brasil
Apesar das perspectivas positivas de lançamento na Europa, a Fiat não anunciou planos de trazer o “novo Uno” elétrico ao Brasil. Porém, ainda há esperança para os amantes do modelo aposentado.
Em entrevista recente, o CEO da empresa, Oliver François, declarou que a marca avalia unificar suas linhas no Brasil e na Europa a partir de 2024 para aumentar a rentabilidade. Caso isso ocorra, o Panda chegará por aqui como um concorrente direto do Renault Kwid E-Tech, do BYD Dolphin e do GWM Ora 03.