Você está cometendo esses erros? 5 indícios de que você é um motorista perigoso

Em muitas situações, os motoristas nem mesmo percebem que estão cometendo um erro.

Alguns erros e até vícios de direção podem torná-lo um péssimo motorista. Em alguns casos, há pessoas que nem sabem que estão cometendo um erro grave no trânsito.

Esses erros que os péssimos motoristas cometem geram não apenas risco para o trânsito, como também ajudam a desgastar o carro. Sempre vale lembrar que o carro é um patrimônio, custa caro e precisa de cuidados especiais.

1- Usar embreagem e acelerador na subida

Muitas vezes, os motoristas que vão passar por uma subida muito íngreme saem com o carro controlando a embreagem e o acelerador, principalmente quando param em um sinal fechado e estão esperando para sair.

Contudo, essa manobra é prejudicial para o disco de freio e o platô da embreagem. Isso porque gera um desgaste mais rápido do equipamento, trazendo prejuízo ao bolso. Nas subidas, deve-se sempre usar o freio de mão e, após soltá-lo, acelerar para seguir em frente.

2- Dirigir na ‘banguela’, sem marcha engatada

Há, no mundo automotivo, a lenda de que usar o carro na ‘banguela’ vai economizar mais combustível. Então, muitas pessoas, quando estão embaladas na estrada ou em uma descida, optam por deixar o carro sem marcha engatada.

Então, surgem dois problemas para isso: o primeiro e mais importante é o risco de acidente, já que poderá perder o controle do veículo. O outro é que o carro na ‘banguela’ não economiza combustível e, segundo os mecânicos, acaba fazendo com que se consuma ainda mais.

3- Encostar o pneu e a roda na sarjeta

Outro erro que os motoristas cometem é encostar o pneu e a roda na guia da calçada na hora de estacionar. Primeiramente, isso é proibido e pode também gerar multa de trânsito por parte da fiscalização.

Além disso, isso também danifica a roda, pode deformar o pneu do carro e, ainda por cima, pode danificar a suspensão. Desse modo, nunca deixe isso acontecer.

4- Atravessar lombada com carro de lado

Já se tornou um hábito para muitos motoristas, quando veem uma lombada, passarem de lado, como se isso fosse ajudar de alguma forma. No entanto, é uma prática errada e que pode até causar problemas no carro.

Isso porque pode até mesmo torcer a carroceria e gerar algum problema permanente no veículo. Então, deve-se sempre manter a linha reta.

5- Colocar água para completar o fluído do radiador

Muita gente também coloca água, principalmente da torneira, para completar o fluido do radiador do carro. Isso acaba gerando muitos problemas para o veículo e pode até corroer o motor.

Isso sem contar que, quando o fluido está baixo e se completa com água, não se tem a proteção necessária. E não vai impedir um possível aquecimento do motor.

você pode gostar também