Você nunca notou! Por que o logo da Citroën se parece com uma ‘espinha de peixe’?
Fundador da marca francesa foi o responsável por criar a icônica logo que identifica a montadora.
Existem marcas identificáveis em qualquer lugar do planeta devido à sua relevância, mas podemos dizer que o logotipo tem um papel fundamental nesse reconhecimento. É o caso da Citroën, montadora francesa que utiliza o mesmo símbolo para se identificar há mais de 100 anos.
Aquela “espinha de peixe” que vemos estampada nos carros da fabricante evoca tradição e pioneirismo, características que marcam os projetos desenvolvidos por ela ao longo dos anos. A logo tem uma grande história por trás de sua criação, que data do longínquo ano de 1900.
De engrenagem a logotipo
Foto: Divulgação
Segundo informações do site oficial da Stellantis, dona da montadora, a história começa em 1990, quando André Citroën viajou à Polônia para visitar parte de sua família. Foi lá que o fundador da marca teve contato com um novo tipo de engrenagem em formato de V, produzido em moldes de areia.
A peça despertou seu interesse, já que, na época, as engrenagens eram exclusivamente retas ou helicoidais, sendo as primeiras mais ruidosas e as segundas mais complexas de fabricar. Após conhecer a nova engrenagem, Citroën percebeu que ela poderia ser uma alternativa para vários setores da indústria.
A princípio, o objeto era feito de madeira. O empresário então comprou a patente, fundou sua primeira empresa e começou a fabricar as engrenagens duplas de aço, conhecidas como Chevron (divisa ou bifurcação, em tradução para o português) ou “espinha de peixe”.
Foi desse jeito que a peça ganhou o nome de “Deux Chevrons” (duas divisas), pronúncia semelhante à do clássico Citroën 2 CV.
Nascimento do símbolo
André Citroën trabalhou na sua indústria de engrenagens chamada Société d’engrenages Citroën até o ano em que decidiu fundar a montadora. Em 1919, com a formação da companhia de automóveis, ele decidiu homenagear suas origens e escolheu o Deux Chevrons como símbolo da marca.
O 10 HP Type A, produzido de 1919 a 1921, foi o primeiro carro da história a ter o famoso logo. De lá para cá, o símbolo passou por diversas fases e transformações, com mudanças nas cores e, no fundo, mas sempre manteve a espinha de peixe.
A mais recente versão do logotipo, apresentada em 2022, é a décima da história da Citroën. Ela traz uma versão mais minimalista do desenho, com chevrons mais largos e proeminentes em preto, encaixados em uma moldura vertical oval, que contrastam com o fundo branco.