Você ouve barulho de água dentro do carro? Esta pode ser a causa
No período de chuva é muito comum encontrar carros com barulho de água nas portas. Descubra o que é e por que isso acontece.
Quem tem um automóvel na garagem sabe que ocasionalmente aparece um barulho novo, mesmo que a manutenção esteja em dia. Quando o período é de chuva constante, por exemplo, é comum escutar um barulho de líquido correndo de um lado para o outro dentro do carro. Geralmente, não há com o que se preocupar, pois a resolução do problema é mais fácil do que parece.
Mas, afinal de contas, o que acontece? A causa mais provável desse barulho incessante de água é o acúmulo de chuva no fundo das portas. No caso de modelos hatch ou mesmo SUV, essa aglomeração também pode ocorrer na tampa traseira.
Barulho de água no carro: o que pode ser e como resolver?
Isso ocorre porque a água escorre pelo vidro da janela do automóvel e acaba ultrapassando a vedação da borracha, acumulando no interior da porta ou da tampa do carro.
Contudo, vale lembrar que não é normal a água acumular no fundo do carro, uma vez que há um dreno para evitar que isso aconteça. Ainda assim, caso haja água nessa região, a principal causa pode ser o entupimento do dreno por poeira ou mesmo terra. Para desobstruí-lo, basta usar uma ferramenta pouco convencional, mas que todo mundo tem em casa: um pedaço de arame.
Desobstrução do dreno
Um simples pedaço de arame pode ser seu aliado para acabar com o barulho constante de água dentro do carro. A simples ferramenta pode ser usada para desobstruir o dreno e deixar que a água acumulada na porta escorra.
Como o entupimento do dreno ocorre geralmente pelo acúmulo de poeira, terra ou até mesmo lama, para resolver a questão, basta abrir as portas, procurar os furos na parte debaixo da borracha que estão obstruídos e, cuidadosamente, colocar um arame no buraquinho para liberar o fluxo de água.
Porém, se a questão persistir, vale a pena procurar sua oficina de confiança, pois, com o tempo, a água empoçada pode causar danos à lataria, transformando o ‘probleminha’ em ‘problemão’.