Você sabe qual é a infração de trânsito MAIS cometida no Brasil?
Entenda por que essa prática nunca 'sai de moda'.
O excesso de velocidade continua sendo a infração mais cometida no Brasil, de acordo com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes a 2024. Apenas no mês de maio desse ano, foram registradas mais de 2,9 milhões de infrações por transitar em velocidade acima do limite permitido.
A maioria dessas infrações ocorreu quando os motoristas excederam a velocidade máxima em até 20%, sendo essa uma infração considerada média, resultando em multa no valor de R$ 130,16.
Multas por excesso de velocidade: casos aumentam
Imagem: Shutterstock
Segundo o Manual de Formação de Condutores da Tecnodata Educacional, é importante ressaltar que a velocidade máxima permitida nem sempre é sinônimo de segurança. É fundamental que os condutores usem o bom senso ao ajustar sua velocidade de acordo com as condições do trânsito e do ambiente em que estão circulando.
O excesso de velocidade aumenta significativamente o risco de acidentes graves, uma vez que, em caso de impacto, a energia do veículo em alta velocidade pode causar danos ainda maiores.
O diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, Celso Mariano, destaca a importância da conscientização em relação ao respeito aos limites de velocidade. Ele ressalta que a diminuição recente dos limites em vias urbanas tem como objetivo garantir a segurança de todos os usuários, proporcionando mais tempo de reação em situações de emergência.
Mariano enfatiza que os limites de velocidade são determinados por estudos técnicos que visam a segurança de todos e que ultrapassá-los pode colocar em risco a vida dos condutores e dos pedestres.
No estado do Paraná, uma das infrações mais cometidas é a de não apresentar o condutor infrator, no caso de veículos registrados em pessoa jurídica. Nesse caso, se o condutor não for identificado, o proprietário do veículo é responsabilizado e recebe uma multa duas vezes maior do que a original.
Segundo Mariano, essa infração revela um comportamento de tentativa de fugir das penalidades e destaca a importância da indicação do condutor para manter a integridade do sistema de fiscalização.
Portanto, a conscientização e o respeito às leis de trânsito são essenciais para garantir uma convivência harmoniosa e segura no trânsito.