Você sabe quando é comemorado o Dia Nacional do Motorista?
Data foi criada para homenagear os profissionais que trabalham com o transporte de passageiros e entrega de mercadorias.
Existe um dia especial que celebra o trabalho daqueles que atuam no transporte de cargas e pessoas no Brasil. O Dia Nacional do Motorista foi criado para homenagear aqueles para quem dirigir não é apenas um hábito, mas também uma fonte de sustento.
O país tem mais de 74 mil condutores habilitados, e novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) são emitidas todos os dias para mais pessoas. Parte desse grupo sai diariamente pelas ruas e estradas para trabalhar e gerar renda, movimentando a economia do país.
História do Dia Nacional do Motorista
Imagem: Hryshchyshen Serhii/Shutterstock
A celebração é comemorada no dia 25 de julho, mesma data que homenageia São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas e viajantes. Segundo as narrativas, ele assumiu a função de carregar sobre os ombros as pessoas que precisavam atravessar um rio de uma margem a outra.
Quando o dia foi escolhido, a ideia inicial era homenagear apenas os caminhoneiros, figuras essenciais para o transporte de cargas no país. Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram que mais da metade das cargas do Brasil são transportadas por esses trabalhadores.
Porém, para destacar ainda mais a categoria, o dia 16 de setembro tornou-se o Dia do Caminhoneiro, deixando a primeira data para o restante dos motoristas profissionais.
De um total de 1,5 milhão de pessoas que trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias, cerca de 922 mil são motoristas de aplicativo, de delivery ou taxistas, aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A todos os profissionais da área, fica nossa homenagem.
Mais responsabilidade do trânsito
Além de celebrar os trabalhadores do transporte, o Dia do Motorista deve ser lembrado como um momento de conscientização sobre a importância da direção defensiva e do respeito às leis de trânsito.
Um estudo recente indica que os motoristas brasileiros estão aumentando o cuidado e a responsabilidade no trânsito. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de infrações registradas no primeiro semestre deste ano caiu 17,8% em relação aos primeiros seis meses de 2023, de 6.803.475 para 5.586.680.
O resultado é um sinal positivo de que projetos de educação no trânsito, campanhas de conscientização e fiscalização estão funcionando. Outro fator que contribui para a queda é a utilização de tecnologias modernas, como radares de velocidade e câmeras de monitoramento.