Você sabia que existem diferentes tipos de carros híbridos? Descubra os tipos e as características

Os carros híbridos são uma forma de economia para os motoristas e misturam um motor elétrico e outro a combustão para o funcionamento.

Os carros híbridos chegaram ao mercado como uma das opções de economia para os motoristas, principalmente em relação a combustível. Entre os veículos, esse modelo se destaca, principalmente, entre os SUVs. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a categoria soma 65% do total de vendas dos elétricos no Brasil em 2024.

Os veículos híbridos, de modo geral, podem ser classificados como aqueles carros que são alimentados por dois tipos de motores, um a combustão e outro elétrico. Desta forma, o automóvel pode funcionar com gasolina, etanol ou diesel, além de ter um propulsor elétrico.

Confira os modelos de carros híbridos

Híbrido leve (MHEV)

Os carros híbridos leves, identificados pela sigla MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), apresentam o sistema mais simples entre os híbridos, e o motor elétrico não consegue tracionar as rodas sozinho. Esse modelo é o que menos proporciona economia de combustível.

O motor elétrico desses modelos oferece apenas uma assistência momentânea ao motor a combustão, e ele funciona como um alternador. Alguns exemplos incluem o Kia Sportage, o Audi A3 e o Caoa Chery Tiggo 5x.

Híbrido convencional (HEV)

Os híbridos convencionais, também conhecidos como HEV (Hybrid Electric Vehicle), contam com baterias e motores elétricos que auxiliam o motor a combustão continuamente. Diferentemente dos híbridos leves, esses veículos são capazes de movimentar as rodas, e o motor elétrico pode mover o carro por pequenos trajetos.

Para entrar nessa categoria, a bateria do veículo não pode ter fonte externa para recarga, ou seja, ela precisa ser abastecida pelo próprio motor. Exemplos populares são o Toyota Corolla, Corolla Cross, GWM Haval H6 e Honda Civic.

Híbrido plug-in (PHEV)

Os híbridos plug-in, ou PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), possuem motores elétricos e baterias maiores, que têm a capacidade de recarga por fonte externa. Assim, esses carros podem ser recarregados em estações para veículos elétricos.

Alguns desses modelos possuem autonomia de até 150 km e proporcionam uma boa economia. Entre os exemplos, incluem-se o GWM Haval H6 PHEV, o BYD Song Plus e o Jeep Compass 4xe.

Carro elétrico com gerador (EREV)

Os modelos EREV (Extended Range Electric Vehicle) são carros equipados com um gerador a gasolina que é acionado temporariamente para percorrer curtas distâncias em situações de emergência. Um exemplo conhecido é o BMW i3, que utiliza um pequeno motor a gasolina para abastecer a bateria em casos de necessidade.

você pode gostar também