Você tem direito? Grupo de brasileiros pode comprar carro novo com até 30% de desconto

Desconto significativo na compra de veículos novos é um benefício que poucas pessoas conhecem.

O proprietário de um negócio que se formaliza como Microempreendedor Individual (MEI) tem acesso a muitos benefícios, como comprar um carro novo com descontos. A redução é possível graças ao abatimento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A vantagem oferecida aos empresários representa um desconto de até 30% no valor do automóvel zero-quilômetro para seu negócio.

Concedido na venda direta do veículo, esse abatimento pode variar de 2,5% a 30%, dependendo da montadora, do modelo, da finalidade e da quantidade de carros adquiridos. Em geral, o MEI tem acesso a descontos maiores ao comprar veículos que serão utilizados no exercício da atividade profissional.

Regras e condições específicas

Foto: Shutterstock

Para garantir as condições facilitadas, o microempreendedor deve estar com o CNPJ ativo, comprovar sua atividade e apresentar os documentos solicitados pela fabricante, como o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

Algumas condições também devem ser observadas, como o impedimento de vender o carro por pelo menos 12 meses após a compra. Esse requisito assegura que o benefício do desconto seja usado exclusivamente para as atividades empresariais do MEI.

Outra questão é o prazo de entrega diferenciado do produto. É comum que o comprador receba o automóvel até dois meses após a compra, devido à fila de espera existente nos processos de venda direta.

Porém, esse intervalo pode ser menor dependendo do modelo e da marca.

Atenção ao faturamento

O valor e a quantidade de veículos adquiridos devem estar de acordo com o faturamento declarado pelo MEI para evitar problemas com a Receita Federal. O limite de entradas da categoria é de R$ 81 mil por ano, então, o modelo escolhido deve estar de acordo com esse orçamento.

Cabe lembrar que o microempreendedor que ultrapassa o limite de faturamento pode ser desenquadrado da categoria e receber outras sanções cabíveis, como multa.

Por último, é importante mencionar que o empreendedor interessado no desconto na compra do carro novo precisa estar com as contas em dia para evitar que credores possam, eventualmente, solicitar o confisco do veículo como meio de pagamento de alguma dívida.

você pode gostar também