Volkswagen bate martelo e promete novo carro elétrico barato
Montadora alemã confirma lançamento de modelo a bateria com preço abaixo de 20 mil euros nos próximos anos.
A Volkswagen confirmou seus planos de lançar um carro elétrico barato para rivalizar com as montadoras chinesas que estão dominando o segmento de eletrificados nos últimos anos. A ideia da fabricante alemã é vender o novo modelo por um preço abaixo dos 20 mil euros.
Vale lembrar que a marca estava em negociações com a Renault para desenvolver automóveis elétricos em conjunto, mas a parceria não parece ter dado certo. Assim que a imprensa europeia anunciou o fim da futura união, a VW informou seus novos planos.
A montadora tocará sozinha o projeto para o lançamento do Twingo totalmente elétrico e barato em 2026. Mesmo com o fim da parceria com a Renault, a marca não descarta novas colaborações no futuro. Segundo a revista alemã Auto Bild, o novo carro elétrico deve estrear em 2027 e trazer a Volkswagen de volta à corrida dos eletrificados pequenos.
O CEO do grupo, Oliver Blume, afirmou em postagem no LinkedIn que o novo automóvel será um modelo “da Europa, para a Europa”.
“Nossos veículos estabelecerão padrões no segmento básico em termos de tecnologia, design, qualidade e experiência do cliente. Devido ao aumento dos custos de energia, materiais e matérias-primas, essa tarefa tornou-se mais exigente”, disse Thomas Schäfer, presidente da VW.
Realidades diversas em diferentes mercados
Os planos, de fato, estão dentro da realidade do continente europeu, já que, na China, os carros maiores, com preços competitivos, têm mais espaço que os pequenos e urbanos.
Também é importante destacar as barreiras comerciais impostas pela União Europeia às montadoras chinesas, beneficiando o desenvolvimento das fabricantes locais. Essa pressão nos mercados contribuiu para que o Brasil alcançasse o posto de maior exportador de carros elétricos e híbridos chineses.
Para se manterem competitivas por aqui, as marcas asiáticas buscam iniciar o mais breve possível a produção nacional para fugir dos impostos de importação.
Voltando ao próximo elétrico da VW, ainda não se sabe se a marca está falando do ID.1, projeto criado como sucessor do e-up!. Independentemente disso, resta-nos aguardar a chegada daquele que poderá concorrer com o Dolphin Mini por aqui.