Volkswagen faz parceria com chineses para desbancar BYD e preços baixos podem ser grande atrativo
Empresa alemã faz parceria com Xpeng para lançamento de novos modelos de carros elétricos.
A Volkswagen perdeu o domínio do mercado de carros em geral na China para a BYD, que vem oferecendo preços mais baixos para liderar as vendas. No entanto, a fabricante alemã aposta tudo em uma parceria com a também chinesa Xpeng para retomar o posto no poderoso mercado asiático.
Afinal de contas, o consumidor quer carros de qualidade e com preços baixos, ainda mais em tempos de crise econômica global. Desta maneira, a Volkswagen quer usar do mesmo artifício que a BYD para se dar bem: o preço.
No momento, o governo chinês também vem ajudando a BYD, o que garante um respaldo maior. Contudo, essa parceria da marca alemã com a Xpeng poderá virar o jogo nos próximos tempos.
Volks terá dois SUVs elétricos no país
Agora, a Volkswagen vai ter dois novos carros elétricos na China, graças à parceria com a Xpeng. Com isso, chegará um carro médio e um SUV, sendo este último um ponto estratégico para o sucesso no mercado local.
Essa parceria também vai proporcionar uma plataforma totalmente nova, apenas para a produção de carros elétricos. E esse é o ponto mais importante do acordo com a Xpeng, já que vai proporcionar até 40% de redução dos custos.
Consequentemente, terá um grande impacto no valor final dos veículos, que ficarão mais baratos. O alto custo dos carros a combustão da Volkswagen no mercado chinês fez com que ela perdesse a liderança de vendas em 2022.
Contudo, esse projeto não vai começar agora, e a nova plataforma, conhecida como MEB, só começará a produzir carros em 2026, ou seja, em um período de dois anos.
Em 2023, a fabricante alemã comprou 4,66% da Xpeng, pagando o equivalente a R$ 3,6 bilhões por essa fatia. Essa parceria está permitindo o crescimento da Volks no mercado da China, sempre tão concorrido.
Passat chinês
Apesar de todo o investimento no mercado de elétricos, a Volkswagen ainda mantém suas produções de carros a combustão. E um deles é o novo Passat chinês, um sedã que será lançado apenas no país asiático, sem previsão de vir para o mercado brasileiro.
No caso, esse novo veículo será rebatizado com o nome de ‘Pro’, dentro da estratégia da marca alemã de retomar seu espaço na China. Além disso, em conjunto com o projeto dos carros elétricos, poderá ter bons resultados e um melhor desempenho nos próximos anos, em um mercado sempre muito concorrido.