Volkswagen gastará R$ 9 bilhões para lançar SUV, picape e híbridos no Brasil
Montadora anuncia investimentos de R$ 9 bilhões no Brasil até 2028, parte para produção de novo SUV de entrada.
A Volkswagen anunciou que vai investir R$ 9 bilhões no Brasil até 2028. A declaração da montadora alemã veio após o governo federal lançar um programa de incentivo à indústria, incluindo a criação de um novo regime para o setor automotivo, batizado de Mover.
Além desse montante, a marca iniciou um ciclo de aportes de R$ 7 bilhões no ano passado, totalizando R$ 16 bilhões nos próximos cinco anos. Até lá, a empresa pretende lançar ao menos 16 novos modelos no país, incluindo cinco produtos que já haviam sido anunciados.
Conheça as novidades
Parte dos recursos serão usados para o desenvolvimento de um SUV de entrada na fábrica de Taubaté (SP), além de uma picape em São José dos Pinhais (PR) e dois novos veículos ainda não detalhados em São Bernardo do Campo (SP). Os investimentos também vão para a criação de um novo motor híbrido flex em São Carlos (SP) e para renovar todo a linha da fabricante.
Segundo informações do Autoesporte, estão previstas novidades interessantes em segmentos-chave no país. Um projeto, conhecido nos bastidores como VW246, pode dar origem a um novo SUV compacto na faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, logo abaixo de Nivus e T-Cross. Com motor 1.0 TSI com 116 ou 128 cv de potência, a novidade pode ser lançada já no primeiro trimestre de 2025.
Entre o fim de 2024 e o início do próximo ano, a marca também deve realizar reestilizações no Nivus e no T-Cross, além de lançar a picape Amarok e importar o novo Golf R.
O destaque de 2026 será a substituição do Tiguan por um novo SUV de 7 lugares baseado no Tayron, modelo totalmente novo que será híbrido. No mesmo ano, há expectativa pela estreia de uma picape que pode se chamar Tarok, montada sobre uma plataforma MQB A0 com estrutura semelhante ao T-Cross.
Híbridos e elétricos
Falando sobre híbridos, a marca quer aproveitar o lançamento da plataforma MQB Hybrid para desenvolver novos carros flex. A estrutura deverá ser combinada com o motor 1.5 TSI Evo2, uma evolução do atual 1.4 TSI, que possivelmente será produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2027.
Ao contrário da pretensão de lançar produtos híbridos flex nacionais, a Volkswagen não deve fabricar elétricos no Brasil. Segundo o CEO da marca do país, Ciro Possobom, todos os carros elétricos incluídos na lista de lançamentos serão importados.