Volkswagen ID.1 é o Up! elétrico feito para as novas gerações

Marca revela o conceito ID.Every1, precursor do subcompacto elétrico de entrada ID.1, com lançamento previsto para 2027.

A Volkswagen está preparando sua nova investida no mercado de elétricos acessíveis com o conceito ID.Every1, uma antevisão do futuro modelo ID.1, que deverá chegar às concessionárias em 2027.

O novo carro, que traz a promessa de ser um subcompacto elétrico acessível, pretende retomar o espírito do antigo Up! com preços competitivos e tecnologias inovadoras.

O conceito foi apresentado recentemente pela marca, e sua produção está planejada para começar, com um preço inicial de 20 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 125 mil no Brasil. O valor é próximo ao do SUV de entrada Tera, outro lançamento da VW; no entanto, o ID.1 trará um pacote tecnológico voltado para o uso urbano.

A aposta nos modelos elétricos pela Volkswagen vem sendo estruturada desde a criação da plataforma modular MEB, utilizada pela família ID, da qual o ID.3 foi o precursor. No entanto, apesar de ser pioneira, a marca enfrenta desafios significativos com preços altos e design ainda pouco atraente para o consumidor.

Conceito e estratégia do VW ID.1

O ID.Every1 se inspira nas linhas do extinto Up!, mas apresentará dimensões um pouco maiores.

A estratégia da montadora é trazer um modelo competitivo para o mercado europeu, ainda que o preço seja levemente superior ao de concorrentes, como Citroën e-C3 e Renault 5, que também oferecem veículos elétricos naquela faixa de preço.

Foto: Divulgação/VW

Características técnicas

Com 3,88 metros de comprimento e um porta-malas de 305 litros, o ID.1 promete ser um “guerreiro urbano”, oferecendo espaço suficiente para quatro adultos. A largura será de 1,81 metro e a autonomia de 250 km (ciclo WLTP), com 95 cv de potência e velocidade máxima de 130 km/h.

Além disso, o carro trará tecnologia avançada, como um painel de instrumentos digital e uma central multimídia com controles físicos, preferências dos consumidores europeus.

Produção e mercado

A fabricação do ID.1 será liderada pelo polo industrial espanhol da Volkswagen, com a produção dos hatchbacks em Martorell e a montagem dos SUVs em Pamplona. O modelo também será produzido para as subsidiárias Skoda e Cupra, ampliando a oferta de veículos elétricos no mercado europeu.

A expectativa da Volkswagen é que o ID.1 ajude a corrigir a trajetória de vendas da linha ID, atraindo novos consumidores com preços mais acessíveis e soluções tecnológicas voltadas para o futuro da mobilidade urbana.

Com o lançamento previsto para 2027, a marca alemã espera consolidar sua presença no segmento de elétricos de entrada.

você pode gostar também