Volkswagen ID.5 GTX será apresentado no dia 3 de novembro
O anúncio foi feito pela marca alemã através do Twitter. A versão esportiva do SUV elétrico será apresentada em um evento exclusivo.
Após várias voltas e reviravoltas e inúmeras fotos oficiais com unidades camufladas, a Volkswagen finalmente anunciou a data de apresentação da versão mais esportiva do ID.5: o ID.5 GTX será revelado no dia 3 de novembro, como parte de um evento especial em Berlim.
O fato foi relatado pela própria firma de Wolfsburg, por meio do Twitter, com um vídeo em que o SUV é visto no Arco do Triunfo da capital alemã. Suas principais características já são conhecidas: esteticamente, o ID.5 GTX é semelhante aos seus irmãos de gama, com a adição de alguns detalhes específicos desta versão.
Os faróis são semelhantes aos do ID.4, incorporando para-choques específicos com uma aparência mais esportiva. A maior característica distintiva será sua traseira fastback, que o design e os comerciantes gostam de chamar de coupé e foi criado pela primeira geração do BMW X6. Ao contrário do conceito ID Crozz, as portas são emolduradas e a terceira janela tem um formato um pouco mais triangular.
Espera-se que compartilhe o mesmo painel com o ID.4, que se destaca por seu nível de tecnologia e sofisticação, com o sistema multimídia Discovery Pro, serviços online e até mesmo o head-up display de realidade aumentada que se projeta nele. O campo de visão do motorista indica várias indicações, como as setas de direção de navegação que aparecem a uma distância de dez metros, coincidindo com a rota.
Mecanicamente, segundo nossos colegas europeus, deveria usar o mesmo esquema do ID.4 GTX, ou seja, dois motores elétricos – localizados um em cada eixo – desenvolvendo uma potência combinada de 299 CV e com tração nas quatro rodas. Quanto às baterias, deve equipar as de maior capacidade da faixa, com 77 kWh, o suficiente para dar-lhe uma autonomia de aproximadamente 460 quilômetros, um pouco menos que as versões de longo alcance devido à sua maior potência e possuindo ambos os propulsores.
Como se sabe, a produção já começou na fábrica de Zwickau e as primeiras unidades devem ser entregues até o final do ano ou início do próximo. Infelizmente, e pelo menos no curto prazo, ele só será comercializado no Velho Continente e, possivelmente, na China e nos Estados Unidos. Sua chegada em nosso país por enquanto não está planejada, embora a chegada do ID.3 e ID.4 esteja em estudo.