Volkswagen inicia nova era com SUV Tera; o que esperar até 2028?

Lançamento do SUV Tera marca início do investimento de R$ 16 bilhões feito pela montadora alemã no Brasil.

A Volkswagen do Brasil tem planos ambiciosos para os próximos anos, e tudo começa com o lançamento do SUV Tera. Desenvolvido localmente, o modelo, que é a primeira peça deste quebra-cabeça, ficará posicionado entre o Polo e o Nivus, enfrentando concorrentes como Renault Kardian e Fiat Pulse.

A introdução do Tera pode sinalizar mudanças significativas na linha Polo, potencialmente afetando as vendas das versões mais caras do hatch.

Em fevereiro de 2024, a montadora alemã anunciou um investimento expressivo de R$ 16 bilhões no país até 2028, montante que será destinado à introdução de quatro modelos inéditos. Além disso, parte do valor será usada no desenvolvimento de uma plataforma eletrificada.

Impacto do VW Tera no mercado e na linha Polo

O VW Tera, assim como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, tem como objetivo atrair consumidores que buscam um veículo com mais valor agregado do que um hatch tradicional. Essa tendência pode impactar o Polo, especialmente suas versões mais caras, que podem perder espaço para o SUV.

Além disso, a novidade deverá oferecer um motor 1.0 aspirado, estratégia que pode diferenciar o modelo dos concorrentes, já que o Pulse e o Kardian ainda não exploram essa faixa de motorização.

Quatro novos modelos até 2028

O Tera é apenas o início da nova era da Volkswagen, que promete mais três modelos até 2028. Uma picape inédita, esperada para 2026, é o próximo lançamento previsto.

Os outros dois modelos podem ser as novas gerações do T-Cross e do Nivus, que devem se beneficiar da nova plataforma para se tornarem mais tecnológicos e eletrificados.

Evolução das plataformas e novas tecnologias

A plataforma MQB A0, utilizada em modelos como o Polo e o T-Cross, não foi projetada para eletrificação, mas a montadora pretende introduzir a MQB Hybrid, que incorpora elementos da MQB Evo do Golf MK8. Essa nova base permitirá a eletrificação e a evolução dos sistemas de condução.

Atualmente em fase de testes, a próxima picape da VW será um dos primeiros modelos a utilizar essa plataforma no Brasil. Com produção confirmada em São José dos Pinhais (PR), a caminhonete contará com o motor 1.5 turbo e sistema híbrido-leve.

Com esses lançamentos, a Volkswagen almeja não apenas expandir sua linha de produtos, mas também se posicionar como líder em inovação e tecnologia no mercado automotivo brasileiro. Os próximos anos serão cruciais para a marca, que busca consolidar sua presença e atrair novos consumidores com ousadia e inovação.

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