Volkswagen investe R$ 1 bilhão em projeto de SUV de entrada baseado no Polo e Tiguan

Novo SUV de entrada com duas opções de calibragem para o motor está nos planos da montadora alemã.

Os boatos sobre a possibilidade de lançamento de uma versão SUV do Volkswagen Gol ganharam força nas últimas semanas, inclusive citando a possível fabricação do modelo em Taubaté (SP). Contudo, a informação está quase toda incorreta, exceto pelo fato de que a marca alemã tem planos de lançar um novo SUV compacto.

O projeto é identificado internamente como A0 SUV ou VW246. Segundo informações do portal AutoEsporte, sua chegada ao mercado está prevista para março de 2025.

A plataforma escolhida pela montadora foi a MQB A0, por isso o nome inicial. Ele terá distância entre-eixos semelhante às do Polo e Nivus, cerca de 2,57 metros, além da mesma estrutura da carroceria e desenho das portas laterais.

Novo SUV de entrada da VW

A princípio, o novo SUV de entrada da Volkswagen receberá um motor 1.0 TSI turboflex de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível e duas calibrações distintas sob o capô.

A primeira é a TSI, que gera 109 cv/116 cv e 16,8 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente. O conjunto também terá câmbio manual de cinco marchas MQ200 ou automático de seis velocidades.

Na segunda alternativa, o motorista terá à sua disposição um motor 200 TSI com 116 cv com gasolina ou 128 cv com etanol, além de 20,4 kgfm. Baseado em Polo e Tiguan, o modelo virá sempre com câmbio automático de seis marchas (caixa AQ200) nessa configuração.

Ainda que tire inspiração de outros automóveis da VW, o carro terá capô, para-choques, faróis, lanternas, grade, tampa do porta-malas e para-lamas inéditos e com vincos elevados. A ideia geral é produzir um SUV mais parecido com a nova geração europeia do Tiguan.

Investimento bilionário

A montadora investirá R$ 1 bilhão apenas no projeto A0 SUV, com cara de Polo e Tiguan, mas poderá economizar dinheiro na produção se aproveitar a estrutura da carroceria e a estamparia das portas laterais.

O novo modelo da Volkswagen deve se posicionar na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil, ao lado de Fiat Pulse e Renault Kardian.

você pode gostar também