Volkswagen Polo Track ou MPI: qual é o melhor para você?

Desde início de 2023, Polo Track e Polo MPI disputam o mercado, substituindo o VW Gol. Com preços diferentes, eles compartilham similaridades e peculiaridades.

No início de 2023, a Volkswagen introduziu o Polo Track ao mercado brasileiro, despertando interesse por suas características distintas.

Com um preço de R$ 92.990, ele traz um visual robusto e nostálgico da primeira fase do hatch, enquanto o Polo MPI, mais moderno e valorizado em R$ 96.490, exibe faróis full-LED e uma estética renovada.

Ambos os modelos surgem como sucessores do VW Gol, oferecendo o motor 1.0 aspirado com 84 cv e 10,3 kgfm, uma escolha que pareceu natural para a montadora.

No entanto, as sutis diferenças entre eles podem ser decisivas para o consumidor, especialmente considerando o perfil mais espartano do Polo Track.

Diferenciais técnicos e conforto

O Polo MPI destaca-se com rodas de cinco furos, discos e tambores de freio diferenciados, enquanto o Polo Track se mantém básico. A reestilização do Polo em 2022 trouxe avanços significativos, como faróis de LED que iluminam até 130 metros, contrastando com os 70 metros dos halógenos do Track.

Conforto e entretenimento são decisivos para quem investe mais de R$ 90.000 em um carro. O Polo MPI oferece a instalação da central VW Play por apenas R$ 100, enquanto no Track esse opcional custa R$ 1.660. A diferença de preço entre eles diminui para menos de R$ 2.000 após essa adição.

Polo MPI 2024 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Equipamentos e conectividade

A concorrência interna entre os modelos é acirrada, mas o Polo MPI possui vantagens como espelhos no para-sol (somente do lado do passageiro), luzes de teto independentes e uma faixa brilhante no painel, itens disponíveis por um custo adicional de R$ 100.

Embora não traga vidros elétricos traseiros ou retrovisores elétricos, o MPI oferece retrovisores e maçanetas pintados, direção ajustável, ar-condicionado e computador de bordo.

Um ponto negativo é a ausência de tweeters no sistema de som, comum a ambos os modelos e até em versões mais caras, como o Comfortline. Apenas o Polo Highline, por R$ 127.490, escapa dessa limitação. O histórico do Gol, no entanto, garante ao Polo uma suspensão adaptada às estradas brasileiras, proporcionando conforto e estabilidade.

Desempenho e consumo

Polo Track (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Desempenho Tempo
0 a 100 km/h 17 s
Retomada 40 a 80 km/h 9,9 s
Consumo km/l
Urbano 14,6
Rodoviário 17,8

Em testes, o Polo MPI mostrou-se eficiente em consumo, atingindo 14,6 km/l na cidade e 17,8 km/l em rodovias. Apesar de não ser ágil, com aceleração de 0 a 100 km/h em 17 segundos, seu desempenho é satisfatório para a cidade.

Embora o Polo Track lide bem com ruas irregulares, o espaço interno do MPI é superior ao do Gol, com um porta-malas de 300 litros.

O mercado de locação favorece o Track, responsável por 70% das vendas. Apesar disso, o consumidor médio pode achar mais vantajoso investir no Polo MPI.

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