Volkswagen T-Cross vale a pena? Veja os 4 problemas mais comuns

Descubra quais são as principais fontes de reclamação dos proprietários do SUV mais vendido do Brasil.

O Volkswagen T-Cross chegou ao Brasil no início de 2019 para ocupar o espaço deixado pelo Golf na linha de produção da marca em São José dos Pinhais (PR). O sucesso do modelo foi tanto que ele se tornou o SUV mais vendido do Brasil no ano seguinte, tendo repetido o feito em 2023.

Construído sobre a base MQB A0, a mesma do Polo, Virtus e Nivus, o modelo tem preços a partir de R$ 119.980 na versão Sense 200 TSI para o público PCD (pessoas com deficiência). A tabela termina com a configuração Highline 250 TSI, que sai por R$ 175.990.

O T-Cross passou por algumas mudanças na linha 2025, mas manteve as motorizações 200 TSI e 250 TSI. A mais básica é a 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm, enquanto a mais potente é a 1.4 turbo flex com 150 cv e 25,5 kgfm.

Seja qual for o motor escolhido, o câmbio é sempre automático de seis marchas e a tração, dianteira.

Volkswagen T-Cross: problemas mais comuns

Foto: Divulgação

Apesar de todo o sucesso que faz, o modelo é alvo de algumas reclamações recorrentes por parte dos clientes, que registram esses problemas no site Reclame Aqui.

Se você pensa em colocar o SUV na garagem, é interessante conhecer seus principais defeitos.

1. Rodas

Muitas das queixas são referentes à pintura das rodas do modelo, que descascam com facilidade. Um dos consumidores chega a dizer que a empresa usa “materiais de péssima qualidade e durabilidade em seus produtos” e que esse seria um defeito de fábrica.

2. Ar-condicionado

Muitos proprietários reclamam que o ar-condicionado do carro apresenta falhas no compressor ou no condensador e para de funcionar. Há casos de unidades com pouco tempo de uso que param de gelar, mas raramente antes de a garantia acabar.

Segundo a Volkswagen, o reparo sem ônus ocorre apenas dentro do prazo da garantia.

“Dentro deste período, comprometemo-nos a reparar, sem ônus ao cliente, quaisquer eventuais falhas de produto, material ou montagem, desde que seja observado o cumprimento do plano de manutenções”, diz.

3. Central multimídia

A central multimídia VW Play tem gerado frustrações nos proprietários de outros modelos da marca, devido a falhas de operação recorrentes e dificuldades na conexão com celulares Android.

Um dos clientes que reclamou no site conta que seu automóvel ainda estava dentro da garantia, mas o problema não foi corrigido.

Em resposta, a Central de Atendimento ao Consumidor da Volkswagen diz que não conseguiu prosseguir com a verificação porque o dono não enviou a numeração do chassi. Já o usuário alega que não foi procurado pela fabricante.

4. Eixo traseiro do Volkswagen T-Cross

O último problema no VW T-Cross já gerou até um recall em 2019: o eixo traseiro. As reclamações no Reclame Aqui indicam que muitos proprietários detectaram o defeito em pouco tempo e temem os riscos que ele oferece à segurança.

Em resposta a uma das clientes, a Volkswagen afirma que o veículo está fora do período de garantia e que “não existe obrigatoriedade da montadora em arcar com os custos”.

você pode gostar também