Volkswagen Tayron feita no Brasil? SUVs híbridos terão produção nacional

Investimentos da montadora alemã no país sinalizam produção nacional de família de SUVs híbridos. Saiba mais.

A Volkswagen anunciou um pacote de investimentos de R$ 9 bilhões no Brasil até 2028, decisão que levantou muita especulação sobre a produção de novos modelos por aqui. A fabricação de outros produtos da marca na planta de São Bernardo do Campo (SP) é praticamente certa, mas os modelos ainda não foram confirmados.

Apesar da falta de informações, como nome e previsão de chegada, o portal Autoesporte afirma que se trata do projeto Tayron ou Evo, composto por dois SUVs médios.

Os carros de cinco e sete lugares com carroceria estilo cupê serão construídos sobre a plataforma MQB Evo, derivada da base MQB-A usada em Taos, Tiguan e Jetta. Na China, o novo modelo tem sido chamado de Tiguan L Pro.

Os nomes Tayron e Tiguan L Pro podem não ser necessariamente os escolhidos para a dupla de SUVs da VW, mas o projeto é o mesmo. Exemplo disso é o próprio Taos, que ficou conhecido no Brasil como projeto Tarek antes da estreia e na China recebeu o nome de Tharu.

No país asiático, o carro tem 2,79 metros de entre-eixos, 4,73 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,68 m de altura, quase as mesmas medidas do Tiguan Allspace vendido no Brasil. O SUV cupê Tayron X, por sua vez, tem um entre-eixos cerca de 9 cm menor.

Primeiros carros híbridos flex da Volkswagen

Os dois novos modelos possivelmente usarão a plataforma MQB Hybrid para se tornarem os primeiros híbridos flex da Volkswagen no Brasil. O motor será outra novidade, um 1.5 TSI Evo2, combinado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Também é possível o lançamento de uma variante híbrida plena (HEV) com potência entre 170 e 180 cv e baterias de cerca de 1 kWh de capacidade; ou uma híbrida plug-in (PHEV) de 204 cv.

Segundo a publicação, o investimento da marca somente na nova família Tayron pode ultrapassar R$ 2 bilhões. O objetivo será brigar com os SUVs chineses e também com os Jeep Compass e Commander, que estrearão novas versões híbridas nos próximos anos.

*Com informações do Autoesporte.

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