Volkswagen Tera acelera e termina setembro como SUV campeão de vendas
Volkswagen soma 39.687 emplacamentos em setembro de 2025 no Brasil; Tera vende 7.610, lidera SUVs e amplia participação para 17,6% em mês de alta do mercado.
Em setembro de 2025, a Volkswagen somou 39.687 emplacamentos no Brasil, registrando o melhor resultado para o mês desde 2014. O SUV Tera, lançado em junho, liderou sua categoria com 7.610 unidades e foi o grande destaque.
O volume supera a soma das vendas de dois concorrentes diretos, reforçando o desempenho da marca no segmento de utilitários. Na verdade, o Tera se destacou comercialmente desde o lançamento, recebendo mais de 12 mil pedidos em apenas 50 minutos.
Entre os modelos consolidados, o Volkswagen Polo liderou as vendas gerais de automóveis, com 10.647 unidades, seguido pelo Fiat Argo e pelo Hyundai HB20. O pódio mostra que a combinação de novos SUVs e modelos tradicionais mantém a marca na liderança do mercado brasileiro.
Tera acelera resultados e reorganiza o mix
O Tera acumulou 17.761 unidades emplacadas no ano, segundo a Fenabrave, e consolidou espaço entre os utilitários esportivos médios, o segmento mais competitivo do país. A boa aceitação da nova linha de SUVs e o maior fluxo de estoques após o lançamento elevaram a disponibilidade nas lojas.
Esse efeito combinado fortaleceu a presença da VW no Brasil e ampliou a distância em relação à Fiat e à GM na categoria automóvel.
Somados T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, a família SUVW alcançou 133.576 emplacamentos entre janeiro e setembro, mantendo a liderança em SUVs. Entretanto, no acumulado do ano, o T-Cross segue como o SUV mais vendido do Brasil, com 65.990 unidades.
No acumulado do ano, a montadora alemã apresentou crescimento de 10,6%, três vezes acima do avanço de 3,3% do mercado geral de automóveis e comerciais leves, que chegou a 231.370 unidades em setembro, segundo a Fenabrave. Com isso, a participação da Volkswagen subiu para 17,6% no Brasil.
Ranking dos automóveis e efeito portfólio
O Polo manteve a liderança absoluta no ranking geral com 10.647 unidades, à frente do Fiat Argo e do Hyundai HB20. A combinação das vendas do Polo com a guinada dos SUVs contribuiu decisivamente para o melhor setembro em uma década.
Na prática, a dinâmica de mix favoreceu as margens e a presença de mercado, enquanto a disponibilidade pós-lançamento do Tera mitigou eventuais gargalos de entrega. Por fim, a Volkswagen consolidou sua vantagem sobre os rivais imediatos no segmento de automóveis.
Os resultados de setembro confirmam tração simultânea em dois eixos: a liderança do Polo entre os automóveis e o avanço consistente do ecossistema SUVW. Desse modo, o Tera se firmou como vetor adicional de volume e de imagem para a marca.