Volkswagen testa novo logo que evita acidentes com animais
Tecnologia por trás da insígnia presente nos carros da marca alemã pode mudar para evitar acidentes nas ruas e estradas.
A Volkswagen resolveu colocar seu time de engenharia a favor dos animais e anunciou os testes com uma nova logomarca. O desenho da insígnia presente nos carros da marca continua o mesmo, mas a tecnologia por trás dele pode proteger a vida de muitas espécies selvagens.
O símbolo, geralmente colocado na frente do veículo como um simples adereço estético para identificar a fabricante, terá uma nova função. A ideia da montadora é evitar colisões com cangurus, envolvidos em quase 90% dos acidentes com animais selvagens registrados na Austrália.
No país, a população do marsupial é cerca de duas vezes maior que a de humanos: são 42 milhões de animais contra 25 milhões de pessoas.
Nova tecnologia para proteger animais
Na tentativa de evitar os acidentes com a espécie, a Volkswagen criou o RooBadge, um dispositivo acoplado à logomarca dianteira dos carros da empresa. Ele funciona como uma espécie de caixa de som que emite barulhos que afugentam os cangurus, como gritos do seu predador natural (dingos), cantos de pássaros e até o mesmo som emitido pela espécie para avisar os companheiros do perigo.
A novidade não modifica quase nada na insígnia frontal, apenas acrescenta alguns furos à peça, que fica com o sistema sonoro escondido atrás dela.
A grande dificuldade é que os cangurus reagem a sons diferentes, e por isso foi necessário conectar o RooBadge a um sistema de GPS que identifica onde o motorista está e quais espécies do animal são mais recorrentes naquela região. Assim, ele consegue emitir o som adequado.
Os testes com o novo dispositivo estão sendo feitos na nova geração da picape Amarok, mas a ideia é que os proprietários possam comprá-lo e simplesmente substituir a logomarca dianteira de qualquer carro da marca. Além disso, a VW estuda adaptar o RooBadge para espantar animais comuns em outros mercados, como cervos, veados e alces.