Volta uma lenda: Três unidades do Ford Sierra RS500 serão fabricadas
Uma empresa com sede no Reino Unido terá a tarefa de trazer de volta à vida um carro esporte histórico com tração traseira e recursos de corrida. Veja do que se trata.
A empresa britânica CNC Motorsport AWS anunciou que vai construir três unidades baseadas no Ford Sierra RS500, um veículo que deu o que falar nos campeonatos europeus de turismo e rally na década de 1980. O desenvolvimento será feito pela Andy Rouse Engineering (ARE), a empresa que contribuiu para o sucesso do Sierra Cosworth original.
Apresentado inicialmente ao público no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 1985, lembremos que o Ford Sierra RS foi o primeiro carro da marca a ostentar o nome Cosworth. Tinha sido lançado como forma de homologar o Sierra nas corridas de turismo do Grupo A, com a exigência de que 5.000 unidades fossem construídas e vendidas.
Mas voltando a essas três edições especiais, eles usarão o corpo do modelo original. Porém, para o chassi haverá uma unidade que terá um chassi que foi armazenado desde a década de 1980, enquanto as duas restantes usarão chassis retirados de carros de corrida. As três unidades serão entregues aos respectivos compradores na cor branca.
Sob o capô, todos os três Ford Sierra apresentarão um motor Cosworth turboalimentado de quatro cilindros, embora com algumas modificações fornecidas por Vic Drake, um fabricante de motores que construiu mais de 100 propulsores RS500 na época. Dessa forma, a potência sobe para 575 cv, que será enviada às rodas traseiras por meio de uma caixa manual de cinco marchas, acoplada a um diferencial viscoso.
Notavelmente, a empresa sediada em Gloucestershire teve acesso aos dados e esboços originais do Sierra 1985, o que lhe permitiu reproduzir peças específicas, como suspensão dianteira e traseira, saídas de escape, pára-brisa e gaiola de aço projetada sob medida.
Assim, a empresa ARE também ficará encarregada de fornecer outros elementos, como medidores de instrumentos ou sistema de freio. Por fim, cada unidade produzida terá um preço de aproximadamente R$ 255 mil , mas a empresa esclareceu que não será permitido dirigir na rua.