Voltou de viagem? Está na hora de levar o carro para revisão

Entenda a importância de realizar uma nova revisão no automóvel após o término de uma viagem.

É muito comum as pessoas realizarem uma boa revisão em automóveis antes de pegar a estrada. No entanto, o que quase ninguém faz é realizar um bom check-up após o retorno para casa. Essa falta de importância à manutenção pós-viagem pode, na prática, trazer muitos problemas para o veículo a médio prazo. Nas viagens de férias ou feriados, o veículo passa por muitas situações adversas que vão desde estradas em condições ruins de tráfego a maresia e até mesmo lama.

A revisão posterior apresenta uma avaliação completa se o carro sofreu desgastes em peças determinadas, por exemplo. Muitas horas dirigindo em estradas em más condições podem causar danos, trazendo a necessidade de reparos antes de voltar à rotina nas cidades.

Saiba os motivos para já agendar a verificação pós-férias de seu carro

Remover impurezas

Antes de qualquer revisão, o primeiro passo é realizar uma boa lavagem no veículo, principalmente na parte de baixo. Isso porque é um local que sofre mais com as agressões da pista. Contudo, lembre-se de que há produtos que não devem ser utilizados, uma vez que agridem as borrachas da suspensão. Portanto, nessas horas, esqueça o óleo de mamona, óleo queimado e o óleo diesel.

Revisar itens de segurança

Não se esqueça de verificar os filtros do veículo, assim como os amortecedores, parte elétrica ou outros itens importantes para a segurança.

Procurar barro nas rodas

Se durante a viagem você passou por estradas cheias de barro, não se esqueça de realizar verificação completa da suspensão. O barro acumulado nos amortecedores mascara pequenos vazamentos, dificultando a detecção de defeitos. Além disso, pode provocar ruídos e vibrações nas rodas.

Evite problemas por excesso de bagagem

Longas distâncias atreladas ao excesso de bagagem provoca o desgaste dos pneus. Portanto, não se esqueça de, antes de pegar a estrada, calibrar os pneus de acordo o peso do carro. Para isso, basta consultar o manual do fabricante para verificar as instruções de calibragem para o carro com ou sem bagagem.

Verificar o nível dos lubrificantes na revisão

Ao revisar o carro após uma viagem, verifique o nível do óleo do motor, assim como do fluido de freio. Além disso, não se esqueça de olhar a água do radiador. Afinal, circular por muito tempo com pouca água pode causar o superaquecimento do motor.

Detectar problemas por maresia

Se a sua viagem foi para regiões com praia, fique atento à presença de areia nos amortecedores, mangueiras de óleo e pastilhas de freio. Ela pode causar oxidação dessas peças devido à ação da maresia. Também não se esqueça de verificar o óleo do motor e checar se não houve contaminação por areia. A presença do componente pode colocar em risco o funcionamento do motor.

você pode gostar também