Volvo: aqui está o novo material reciclado que substituirá o couro
A Volvo anunciou recentemente que não vai mais usar couro no interior de seus carros e se prepara para substituí-lo pelo Nordico, um material reciclado.
A tendência vegana traz o vento em suas velas, e as montadoras parecem cada vez mais dispostas a obedecer. Como alguns de seus concorrentes, a Volvo anunciou recentemente que privará os clientes de seus modelos totalmente elétricos de interiores de couro.
Ela já começou essa mudança no Volvo C40 Recharge que só oferece estofamento em tecido. Essa tendência deve se estender muito rapidamente a toda a gama, tendo o fabricante sueco anunciado o desejo de se tornar uma marca 100% elétrica. em 2030.
Para ir ainda mais longe nessa abordagem, a Volvo também fará parte de uma nova tendência, muito popular no mundo da moda: a do luxo e desenvolvimento sustentável. Pensando nisso, os próximos modelos da marca vão oferecer uma nova imitação de couro denominada “Nordico”, um material reciclado e inovador.
Nordico, um material sustentável
Desenvolvido pela Volvo, o Nordico é um material que será oferecido como alternativa ao couro tradicional na próxima geração de modelos elétricos da marca. É feito a partir de materiais reciclados: garrafas de plástico (PET), rolhas de cortiça da indústria do vinho, mas também materiais bio-atribuídos, ou seja, incluindo uma parte de matérias-primas de origem natural, de florestas sustentáveis suecas e finlandesas.
O uso de materiais reciclados não é novidade em interiores automotivos, como atesta a italiana Fiat, que oferece para seus modelos estofados em Seaqual, fibra sintética feita de plástico reciclado.
Para estabelecer o Nordico como um novo padrão em design de interiores automotivo de alta qualidade, e para associá-lo ao mundo do luxo e da moda, a Volvo chamou o designer americano Phillip Lim para fazer uma bolsa de edição limitada, projetada em Nordico. Essa bolsa não estará à venda, mas será distribuída em pequenas quantidades para influenciadores de moda.