VW apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 e revela sua estratégia para o Brasil

A marca alemã confirmou a chegada de algumas unidades do hatchback e do SUV elétrico ao Brasil e Argentina que serão utilizadas em testes de direção.

O convite chegou há uma semana e parecia muito promissor. A Volkswagen apresentaria sua estratégia de eletrificação na América Latina. Uma transmissão online simultânea foi realizada para a região. Finalmente chegou o dia e tivemos a possibilidade de saber o que a empresa reserva para nós.

O evento começou com um resumo do que a empresa tem feito até agora. Foi destacado o lançamento do Golf GTE (híbrido plug-in) no Brasil em 2019 e o e-up! (100% elétrico) no Uruguai este ano graças à rede de recarga existente no país vizinho.

Também foi anunciada no Brasil a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia Flex, que será incorporado às versões híbridas. O objetivo global da firma de Wolfsburg é neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Essa transição, passando do mecânico convencional para o híbrido e depois para 100% elétrico, ocorrerá também na América Latina.

“Os clientes em nossa região agora podem experimentar o que há de mais moderno em eletrificação no mundo. Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, antecipou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

O responsável por desvendar a maior surpresa foi Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen Argentina e Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “As primeiras unidades ID.3 e ID.4 chegam inicialmente no Brasil e na Argentina. Eles também serão apresentados nos principais mercados da região em eventos e test drives. Dessa forma, a empresa reforça seu posicionamento como a marca mais atraente para a mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, anunciou o executivo.

Como Owsianski indicou, algumas unidades do hatchback e do SUV chegarão em breve ao nosso país para que os clientes e a imprensa possam conhecê-los detalhadamente. Por isso ainda não há detalhes sobre sua data de lançamento e configuração.

Características

 Vamos rever suas características. O ID.3, que recebeu uma classificação de 5 estrelas no Euro NCAP no ano passado, se destaca por seu design futurista. Inicialmente, sua oferta é composta por três versões: Pure, Range e Range S.

A versão de lançamento possui três variantes, denominadas First Edition, First Edition Plus e First Edition Max. Elas se diferenciam pela capacidade de suas baterias, sendo 48, 62 e 83 kWh. A versão mais acessível tem alcance de 330 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP, enquanto a intermediária chega a 420 quilômetros e a top de linha chega a 550 quilômetros com uma única carga. As potências que variam de 145 a 299 cv.

Por sua vez, o ID.4 – modelo que tem mais chances de ser lançado na região devido ao seu maior espaço – também é desenvolvido na plataforma modular elétrica MEB. É oferecido com duas capacidades de bateria: a ID.4 Pure, com uma capacidade de carga líquida de 52 kWh, que permite um alcance de até 348 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP; ou o ID.4 Pro, com baterias de 77 kWh que alcança um alcance de até 522 quilômetros.

Nesta primeira fase, o SUV é oferecido com dois motores elétricos, de 170 cv e 204 cv, sendo que este último pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada a 160 km/h. Para o próximo ano está prevista a apresentação de uma variante mais esportiva com tração nas quatro rodas, chamada ID.4 GTX.

Outro dos seus atributos é o seu nível de tecnologia e sofisticação. De série, toda a gama inclui o sistema multimídia Discover Pro e os serviços online We Connect Start. As versões mais equipadas, ID.4 Tech e ID.4 Max, adicionam uma inovação mundial: o display de realidade aumentada que projeta várias indicações no campo de visão do motorista, como as setas de navegação que aparecem à distância de dez metros, coincidindo com o percurso.

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