Xeque-mate financeiro: por que a desvalorização de carros japoneses pode ultrapassar 16%?
Pesquisa revela quais modelos e marcas mais desvalorizam entre as montadoras japonesas.
Não se pode negar que os carros japoneses caíram no gosto popular do brasileiro. Isso porque, na maioria das vezes, eles são sinônimos de despreocupação, afinal são modelos duráveis e que não costumam dar muitos defeitos. No entanto, é preciso se preocupar com o depois, ou seja, com o momento de revenda deste automóvel.
Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Mobiauto aponta quais os carros japoneses que mais desvalorizam na hora da revenda.
Dados de desvalorização
Conduzida pela equipe de Estatística da Mobiauto, a pesquisa concentrou-se nos principais modelos das seguintes marcas: Honda, Mitsubishi, Nissan e Toyota. Nesse cenário, foram analisados carros dos anos/modelos 2023, 2022, 2021, com foco nos aspectos comerciais.
Assim, a partir de cotações de 90 modelos e versões, os dados foram analisados em novembro de 2022 e repetidos em novembro de 2023. Vale lembrar que a Suzuki e Subaru ficaram de fora da pesquisa, uma vez que não são marcas com grande volume de revenda no Brasil.
Resultados
A pesquisa Mobiauto apontou que todas as marcas trouxeram depreciações na análise deste ano. Alguns modelos, no entanto, conseguiram se manter dentro de pequenos índices de valorização. De maneira geral, o resultado foi o seguinte:
- Marca | Variação
- Honda | -6,26%
- Toyota | -8,81%
- Nissan | -9,40%
- Mitsubishi | -16,9%
Em outras palavras, a média geral de depreciação foi de 7,5%. Diante disso, pode-se afirmar que a Honda, Toyota e Nissan estão em uma posição mais confortável. O que chama atenção mesmo é a desvalorização acentuada da Mitsubishi.
Ainda assim, é possível encontrar uma explicação razoável para esse cenário: o ticket médio da marca está acima de R$ 206 mil, enquanto os modelos da Honda e da Nissan, por exemplo, tem médias de R$ 121 mil e a Toyota de R$ 150 mil.
Em outras palavras, modelos mais caros tendem a desvalorizar um pouco mais.
Destaque positivo
Seguindo a mesma lógica, o destaque positivo fica por conta da Toyota. Isso porque, ela possui modelos mais caros, como é o caso da Hilux Cabine Dupla e a Hilux SW4, mas conseguiu se sair bem nas cotações.
Quando se analisa os dez veículos com as menores desvalorizações, o equilíbrio é a palavra-chave. Isso porque, há quatro modelos da Nissan e da Honda, mais dois da Toyota.
Por fim, a Nissan merece outro destaque. Foi a única montadora a registrar pequenas valorizações com o Versa e Kicks 2021.