Xiaomi ganha autorização e vai fabricar 100 mil carros em 2024
A decisão marca um desenvolvimento importante da Xiaomi na fabricação de automóveis.
A Xiaomi recebeu a aprovação para construir carros elétricos. A autorização vêm do principal planejador econômico da China. A decisão marca um desenvolvimento importante da Xiaomi na fabricação de automóveis.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), que supervisiona novos investimentos e capacidade no setor automotivo da China, deu o aval para a fabricação de EV para a Xiaomi no início deste mês. A informação foi revelada pela Reuters em uma notícia desta quarta-feira (23), citando duas pessoas familiarizadas com o assunto.
A Xiaomi, com sede em Pequim, torna-se a quarta empresa a receber a aprovação da NDRC desde o final de 2017. Nos últimos anos, a China endureceu suas regulamentações sobre a qualificação para a produção de veículos.
Embora a aprovação do NDRC aproxime a Xiaomi da produção em massa de veículos elétricos, ela ainda precisa obter a aprovação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. O órgão é responsável por avaliar os requisitos técnicos e de segurança de novas montadoras e modelos, de acordo com ao relatório.
Novos investimentos da Xiaomi
Em 30 de março de 2021, a Xiaomi fez um anúncio na Bolsa de Valores de Hong Kong de que planeja abrir uma subsidiária integral para se encarregar de seus negócios de veículos elétricos inteligentes.
O investimento inicial da Xiaomi no setor automotivo seria de US$ 1,4 bilhão, com um investimento esperado de US$ 10 bilhões nos próximos 10 anos, informou a empresa na época.
Em 19 de outubro de 2021, o fundador, presidente e CEO da Xiaomi, Lei Jun, disse que o negócio de fabricação de automóveis da Xiaomi estava progredindo além de suas expectativas e que o primeiro carro deveria ser oficialmente produzido em massa no primeiro semestre de 2024.