Zero estrelas: hatch elétrico que está prestes a chegar ao Brasil fracassa em teste de segurança

Neta Aya enfrenta desafios de segurança após obter nota zero em teste de colisão pela Asean NCAP. Entenda o caso.

O hatch elétrico Neta Aya, conhecido como Neta V na Ásia, está prestes a ser lançado no mercado brasileiro. Contudo, o veículo recebeu uma avaliação preocupante no teste de impacto da Asean NCAP, equivalente ao Latin NCAP na América Latina. O carro obteve zero estrelas das cinco possíveis, levantando questões sobre sua segurança.

Atualmente disponível na Tailândia, Brunei, Malásia e Indonésia, o Neta Aya foi submetido a rigorosos testes de colisão. As avaliações revelaram riscos significativos para os ocupantes, especialmente em colisões frontais. Com chegada iminente ao Brasil por R$ 128.900, a segurança do modelo torna-se uma preocupação central.

Durante os testes, a segurança oferecida pelo Neta Aya foi insatisfatória. A proteção contra impactos frontais em regiões críticas, como cabeça, pescoço, peito e pernas, foi considerada ruim. Em colisões a 64 km/h, partes estruturais, como a coluna A e o volante, foram movidas de suas posições originais, acrescentando riscos aos ocupantes.

Detalhes técnicos do Neta Aya

Foto: Divulgação/Neta

Embora o Neta Aya tenha apresentado falhas significativas, ele conseguiu pontuar em algumas áreas. A proteção para ocupantes adultos e infantis, além dos sistemas de assistência de segurança, registrou 28,55 pontos de um total de 100. Esses resultados, contudo, são insuficientes para compensar sua estrutura de carroceria fraca e o sistema de retenção comprometido.

Com 95 cv de potência e torque de 15,3 kgfm, o Neta Aya é equipado com uma bateria de 40,7 kWh que oferece autonomia de 263 km. Em termos de dimensões, o hatch possui 4,07 metros de comprimento e 2,42 metros de entre-eixos, características que podem influenciar seu desempenho em testes de segurança.

Comparação com versão brasileira

O modelo testado na Ásia possui especificações semelhantes às da versão básica prevista para o Brasil, incluindo dois airbags, freios ABS e controle de estabilidade. No entanto, a falta de melhorias significativas nesses sistemas pode continuar afetando negativamente sua avaliação geral de segurança.

Conforme o Neta Aya se prepara para entrar no mercado brasileiro, sua segurança continuará sendo um fator crucial para consumidores e especialistas. A nota zero no teste da Asean NCAP evidencia a necessidade urgente de melhorias, caso a montadora deseje alterar a percepção negativa em torno do modelo.

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