1º aeroporto para carros voadores da América Latina será construído no Brasil; veja onde
Cidade localizada é escolhida para receber as instalações do primeiro vertiporto do continente.
Os carros voadores podem até parecer coisa de um futuro distante, mas a verdade é que várias empresas já realizam testes com veículos promissores e apostam em infraestrutura para receber as novas tecnologias. Prova disso é que o local do primeiro vertiporto da América Latina acaba de ser anunciado e fica no Brasil.
O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SP) será beneficiado com instalações de um aeroporto de carros voadores inédito no continente latino. O projeto do empreendimento será desenvolvido pela VertiMob Infrastructure e administrado pela SJK Airport, conforme anunciado pelo operador logístico em seu perfil no Instagram.
A expectativa é receber dezenas de pousos e decolagens de carros voadores, os eVTOLs, assim que a tecnologia estiver pronta e receber as licenças necessárias para operar.
Foto: Reprodução
Vertiporto de São José dos Campos
O vertiporto será implantado de forma experimental na área de teste de motores do aeroporto paulista, conhecida como ‘run-up’. Já a implantação efetiva deve começar em 2025, com prazo de término e início das operações até 2027.
Na publicação da SJK Airport, a companhia diz que assinou um memorando de entendimento (MoU) com a VertiMob para tornar o projeto realidade.
“As duas entidades combinarão esforços para desenvolver o ecossistema de Advanced Air Mobility (AAM) no estado de São Paulo, transformando a vida de milhares de pessoas com o inovador e futuro modal de transporte urbano, posicionando o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL”, diz.
As instalações do vertiporto estarão totalmente preparadas para pousos e decolagens de carros voadores, além de garantir total segurança aos usuários e passageiros.
A Embraer também anunciou sua intenção de construir uma fábrica de eVTOLs em Taubaté, no interior de São Paulo. As entregas dos veículos voadores e o começo da operação da planta estão previstas para 2026.