3 SUVs excelentes que deveriam fazer mais sucesso no Brasil
Projetos com qualidades que fazem deles ótimas opções entre os SUVs não possuem o espaço merecido no mercado nacional.
O segmento de SUVs continua fazendo sucesso entre os brasileiros e sempre entra nas listas de modelos mais vendidos do país. Enquanto alguns nomes são vistos frequentemente no topo desses rankings, outros utilitários esportivos tão bons quanto eles não chamam tanto a atenção dos compradores.
Os motivos para o posicionamento ruim desses modelos são diversos e vão desde o preço até o lançamento de rivais. No entanto, isso não quer dizer que eles sejam menos interessantes ou vantajosos que os líderes de emplacamentos.
SUVs que deveriam vender mais
Mesmo com uma extensa relação de qualidades, Mitsubishi Eclipse Cross, Chery Tiggo 8 e Honda ZR-V ainda não fizeram a cabeça dos brasileiros. Saiba os motivos que tornam esses SUVs opções injustiçadas:
Mitsubishi Eclipse Cross
O principal motivo que deixa o carro fora dos mais vendidos é o preço, de R$ 169.990, bem próximo da faixa do Jeep Compass (R$ 179.990) e do Corolla Cross (R$ 162.490). A concorrência direta com dois nomes fortes do mercado faz o automóvel perder espaço, apesar de seu belo visual. Outro ponto que pesa contra ele é o fato de ser um Eclipse, que remete ao carro dos anos 90 que era um esportivo, não um SUV.
No primeiro trimestre, o Mitsubishi Eclipse Cross vendeu 1.768 unidades e ficou na 43ª colocação no ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Chery Tiggo 8
Mesmo com o corte no preço, que foi de R$ 209 mil para R$ 179.990 desde seu lançamento, o Chery Tiggo 8 não alcançou o sucesso esperado. O SUV é completíssimo e oferece bom desempenho, mas também é afetado pela forte concorrência e pela desconfiança do público em relação à marca.
De janeiro a março deste ano, foram apenas 2.296 unidades emplacadas. Para se ter uma ideia, o Hyundai Creta emplacou 13.600 exemplares no mesmo período, ocupando a primeira posição entre os SUVs mais vendidos.
Honda ZR-V
O terceiro caso também tem um problema no preço, mas a questão é que ele é alto demais. Por R$ 214.990, o Honda ZR-V entra quase na mesma faixa de modelos premium como o BMW X1 e o Audi Q3, que possuem mais recursos, apesar dos níveis de luxo e refinamento serem semelhantes.
Segundo a Fenabrave, o ZR-V registrou 1.405 vendas nos três primeiros meses do ano, amargando a 45ª posição no ranking de vendas.