5 carros brasileiros que batem de frente com qualquer modelo gringo
Conheça alguns automóveis adaptados para o mercado nacional que fizeram história e receberam muitos elogios.
Antes de lançar um carro no Brasil, é comum que a montadora realize ajustes no projeto global ou crie um modelo especialmente para o mercado nacional. Quando a engenharia brasileira entra em cena, muitas vezes cria automóveis incríveis que ficam por anos na memória das marcas.
Há também projetos de extintas marcas nacionais que nunca foram esquecidos pelos motoristas, mesmo décadas após saírem de circulação. Abaixo, selecionamos cinco carros feitos especialmente para o nosso país que deixaram sua marca na história.
1. Gurgel
Todos os modelos da marca 100% brasileira cabem tranquilamente na lista de melhores projetos nacionais. Bons exemplos são o jipe Xavante X-12, o elétrico Itaipu e o BR-800/Supermini, que ganhou um motor próprio na tentativa de ser o carro mais popular do Brasil.
2. Puma GT
O Puma GT é um dos carros mais legais e emblemáticos da marca, sobretudo porque adotou motores da DKW no começo. Anos depois, ganhou fama por conta da mecânica Volkswagen e pelo design que lembra um Ferrari Dino de baixo orçamento.
3. Troller T4
No início, a fabricante cearense utilizava peças de diversos carros vendidos no país para montar seus modelos. De olho nisso, a Ford comprou a marca e começou a desenvolver o T4, que posteriormente ganhou uma nova geração e motor de Ranger. Para a tristeza de muitos, a Troller chegou ao fim junto com a produção nacional da Ford.
4. Renault Sandero RS
Filha da divisão esportiva da marca francesa, a Renault Sport, essa versão do Sandero certamente foi um dos carros mais interessantes já produzidos por aqui. O modelo foi projetado pela engenharia brasileira da marca sob a promessa de ser um esportivo acessível.
5. Volkswagen SP1 e SP2
Ambos os modelos desenvolvidos pela Volkswagen tiveram seus projetos criados por brasileiros. A dupla não tinha tanto apelo no quesito velocidade, apesar dos desenhos esportivos, mas seus visuais marcantes despertaram a atenção até dos chefões da marca. Os sortudos que ainda possuem um SP1 ou SP2 na garagem nunca passam despercebidos.