7 características que fazem um carro ser MENOS atraente para os ladrões
Ao contrário dos itens mais visados, algumas características podem fazer os bandidos desistirem de levar o automóvel.
Listas de carros mais visados pelos bandidos e de itens mais roubados em veículos são bastante comuns, mas pouco se fala naquelas características que afastam os ladrões. Sim, acredite: existem certos componentes e até cores que desagradam criminosos especializados em furtos e roubos de automóveis.
Embora haja preferências até no mundo do crime, é claro que proprietários de carros que não possuem esses atributos também são vítimas. Por isso, é importante contratar um seguro automotivo para reduzir os prejuízos, especialmente para quem mora em uma cidade considerada perigosa.
Características nos carros que ‘desanimam’ os ladrões
Foto: Shutterstock
Veja quais elementos os especialistas citam como indesejáveis nos carros para os criminosos que cometem furtos e roubos:
1. Alarme e rastreador
Começando pelo mais óbvio, modelos equipados com itens de segurança como alarme e rastreador fazem o gatuno ao menos pensar duas vezes antes de agir.
2. Cores chamativas
Veículos com cores muito vibrantes e/ou envelopados também são evitados pelos ladrões porque essa característica facilita a identificação do bem. Também por isso, a dificuldade de revenda é maior no mercado paralelo.
3. Rodas simples
As rodas básicas não possuem um alto valor, por isso, os bandidos preferem deixar o modelo de lado quando ele não tem rodas de liga leve.
4. Travas manuais
Carros com travas físicas também são frequentemente ignorados pelos criminosos, especialmente porque esse bloqueio de volante e de câmbio aumenta a dificuldade de ação.
5. Ausência de acessórios externos
Estribos, estepes e outros acessórios externos estão na lista de preferências dos criminosos, portanto, veículos que não oferecem esses “diferenciais” costumam ficar em segundo plano.
6. Rádio original
A maioria dos sistemas de som de fábrica funciona apenas no próprio carro e para de funcionar quando desinstalados. Além disso, assim como os rádios mais simples, eles possuem pouca demanda no mercado paralelo.
7. Modelos caros e importados
Os automóveis com preço mais alto e importados podem até ter um valor mais alto de revenda, mas são enviados porque chamam atenção demais e possuem sistemas de segurança mais modernos que dificultam o trabalho dos bandidos.