9 mitos sobre pneus que muitos acreditam, mas não passam de "conversa fiada"

Desmascarando 9 mitos sobre pneus de carros.

Os pneus são itens essenciais para um carro e, sem eles, não conseguimos dirigir. Mas, esse item tão essencial também é vítima de ‘fake news’ sobre o assunto e acaba atrapalhando.

Desta maneira, algumas histórias contadas sobre os pneus devem ser revistas. Além disso, se tiver dúvidas, é sempre bom consultar os profissionais especializados sobre o assunto. A seguir, veja nove mitos sobre eles:

1- Pneu careca tem mais aderência

Essa é uma das principais mentiras do mundo automotivo quando o assunto é pneu. Isso porque, ao contrário do que se propaga, o pneu ‘careca’ ou ‘slick’ deixa o carro ainda mais instável e perigoso.

Muita gente confunde o pneu de carro de passeio com o de carro de corrida, que funciona em situações diferentes. No caso do pneu dos carros do dia a dia, eles precisam ter os ‘sulcos’, ou aquelas ‘linhas’, que vão garantir a aderência.

2- Prazo de validade

Ao contrário do que muitos imaginam, não há um prazo de validade específico para os pneus dos carros. Isso porque vai depender muito da forma como se usa e, até mesmo, da marca adquirida.

Em alguns casos, um pneu com 20 mil quilômetros rodados já está muito desgastado e tem que ser trocado. Em outros casos, é possível até mesmo rodar mais de 40 mil quilômetros com o mesmo jogo.

3- Consertar pneu com macarrão

Essa técnica, muitas vezes utilizada em oficinas mecânicas, é temerária para os carros e deve ser evitada. Frequentemente, para que o conserto fique mais barato, o motorista recorre a isso.

Contudo, isso é perigoso, pois o mesmo pode começar a vazar novamente. Além disso, pode causar um estouro quando estiver rodando.

4- Prioridade de pneus novos na frente

Algumas pessoas entendem que se deve colocar o pneu novo na frente, pois desgasta mais. No entanto, é justamente o contrário que se deve fazer.

Por exemplo, o pneu novo na parte de trás vai garantir maior estabilidade ao veículo no dia a dia. Então, colocar os mais novos na frente é um mito.

5- Verificar o pneu só no ‘olhômetro’

Muita gente acha que, só de olhar, poderá saber se o pneu está com a pressão adequada, além da suspensão estar em dia. Mas, na verdade, isso é um equívoco.

No caso, temos sempre que verificar a pressão e, quando possível, fazer o rodízio dos pneus. Isso vai, até mesmo, aumentar a durabilidade.

6- Modo de dirigir não afeta o pneu

Outro grande mito para quem tem carro é achar que a forma de conduzir não afeta o consumo do pneu. E, por isso, muitos duram menos do que o esperado.

Normalmente, quando se tem uma direção mais agressiva, destaca-se mais e ela se deteriora mais rápido. Assim, a atenção do motorista precisa ser redobrada.

7- Calibragem pode ser feita aleatoriamente

Muita gente calibra o pneu do carro de acordo com o que lhe dá na cabeça naquele momento. Ou, até mesmo, porque alguém disse que deve usar determinado valor.

Mas o correto mesmo é usar o valor que foi determinado pelo fabricante do pneu e, também, pelo manual do proprietário.

8- Baixa resistência ao rolamento e as frenagens

Ainda há gente entendendo que os pneus com baixa resistência ao rolamento podem ser piores na hora da frenagem. Mas isso também não tem embasamento técnico.

Então, o fato de se projetar pneus com menos resistência ao rolamento não interfere na frenagem. Assim, é mais um mito no setor automotivo.

9- Colocar qualquer tipo de pneu no carro

Muitos motoristas colocam um pneu no carro e consideram que o critério é o fato de apenas caber no espaço. Porém, isso também está equivocado e há regras a serem seguidas.

No caso, deve-se sempre usar o tipo e tamanho de pneu específico para aquele modelo. Caso contrário, poderá haver problemas até mesmo na aderência e no desgaste do pneu.

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