Descomplicando a vistoria veicular: saiba como agendar em questão de minutos
A vistoria veicular é obrigatória para todos aqueles que forem comprar, vender ou fazer qualquer tipo de alteração no automóvel.
Para aquele motorista que precisa comprar, vender ou fazer algum tipo de alteração no veículo, um procedimento padrão é a transferência veicular. Para que isso ocorra, o automóvel precisa passar pela vistoria veicular, que é realizada pelo órgão de trânsito estadual, o Detran.
A vistoria é uma avaliação feita pelo órgão responsável com a finalidade de liberar a circulação do veículo nas vias públicas. Nesse procedimento, observa-se se os automóveis (moto, carro, caminhão, ônibus, van e outros) possuem boas condições para transitar. Na vistoria, aqueles veículos que não apresentam condições adequadas ficam impedidos de circular e não podem ser legalizados.
No processo de vistoria, o primeiro passo é a análise da documentação do veículo: o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o CRLV. Também são revisados se existem algum débito em aberto, como multas, licenciamento, impostos e outros. Por fim, são avaliadas as condições dos automóveis.
Os órgãos responsáveis observam o motor, a numeração do chassi, a carroceria, os pneus, entre outros. Além disso, são priorizados os itens obrigatórios, como chave de roda, triângulo, buzina, velocímetro, retrovisores e cinto de segurança.
Na vistoria, ela busca identificar alguns critérios dos veículos, como: a propriedade legítima, a autenticidade da documentação e as condições de segurança do automóvel. Todos esses procedimentos seguem critérios nacionais, que são seguidos em todos os estados.
Como e onde fazer a vistoria dos veículos?
É bom ressaltar que a vistoria veicular é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é comum em todos os estados.
Porém, nem todos os lugares têm os mesmos procedimentos, e cada Detran possui suas particularidades. Para saber como realizar o procedimento no seu estado, a pessoa pode entrar em contato com o Detran ou pesquisar no site do órgão para realizar o agendamento.
Para realizar a vistoria, o motorista precisa da Carteira Nacional de Habilitação, Identidade (RG e CPF), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Já em relação aos valores, cada estado possui seus custos, que vão depender da localidade.