Sem surpresas desagradáveis: como investigar o histórico de um carro usado antes de comprá-lo
Antes de comprar um veículo usado, o consumidor precisa ficar atentos a alguns detalhes para não ter surpresas após adquirir o carro.
Comprar um carro usado tem seus prós e contras, e os consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes que esses veículos podem revelar após a compra. Alguns motoristas ficam decepcionados ao descobrir que, após a compra, o veículo tem um passado obscuro, com reparos malfeitos, substituição de motor, dentre outros.
Desta forma, antes de finalizar a negociação, é sempre bom examinar minuciosamente o carro em busca de detalhes que possam revelar a verdadeira condição do veículo. Uma dica inicial para as pessoas é observar as junções das peças do veículo, como os para-lamas e laterais traseiras. Nessa primeira vistoria, o motorista precisa ficar atento a qualquer sinal de remoção ou alteração das massas de vedação.
Os motoristas também podem observar outras situações. Por exemplo, em batidas mais graves, existem marcas evidentes nos veículos, como portas e capôs desalinhados, diferença na cor da pintura e até falta de acabamento. Além disso, a presença de terra em locais indevidos pode representar que o veículo esteve em uma enchente.
Antes de comprar, o motorista também deve observar se o veículo tem todos os itens de segurança, além de outros componentes, como a chave de rodas, triângulo e condições do estepe. Na parte mecânica, o condutor pode ligar o veículo em marcha lenta e observar se existe algum ruído ou vibração no volante.
O carro também precisa ter a autenticidade do chassi e do motor verificada. Para saber desses detalhes, o comprador pode acordar com o vendedor a realização de uma vistoria. Ela é gratuita e comprova a legalidade do motor e do chassi do veículo. A checagem também assegura a autenticidade de outros componentes, como pneus, retrovisores e demais itens.
Posso devolver o carro após comprar em uma loja ou no particular?
Apesar dos problemas ressaltados sobre um carro usado, caso o comprador se sinta lesado, ele pode, sim, devolver o veículo. Os carros comprados em lojas contam com garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Assim, a pessoa tem o prazo de 90 dias para reclamar de vícios em geral. Já em uma compra particular, é um pouco diferente. Isso porque, caso não exista um acordo, o comprador é resguardado pelo Código Civil, mas ele precisará entrar com um processo para que possa fazer a devolução.