Novo híbrido chegando? Hyundai começa a desenvolver novo HB20
Nova geração do modelo no mercado brasileiro pode ganhar sistema elétrico nas versões topo de linha.
A Hyundai vem conquistando a participação que tanto deseja no segmento de SUVs, mas o novo foco da montadora está longe do Creta e dos modelos importados. A estratégia da marca aponta para o desenvolvimento de uma nova geração do HB20 para o Brasil.
Fontes ligadas à fabricante afirmaram ao Mobiauto que a próxima geração do modelo deve estrear no mercado em até três anos, prazo médio para desenvolver um produto assim. As novidades ainda são escassas, sobretudo em relação ao novo visual do HB20.
Lançado em 2013, o carro já passou por quatro mudanças de visual desde então. A mais recente foi em 2022, quando ele ficou com um visual mais moderno e robusto, o que está atrelado principalmente à grade maior e aos faróis mais afilados. Essas novidades distanciaram o novo produto do desenho antigo, rejeitado por boa parte dos clientes e da crítica.
A expectativa é que a Hyundai aposte em linhas semelhantes às do Azera e do Elantra, disponíveis em outros países. Os modelos unem um desenho mais futurista e agressivo, o que daria ao hatch um apelo mais esportivo.
Motorização híbrida
Novidades também são esperadas na motorização do novo HB20, cujo lançamento está estimado para 2026 ou até 2027. De acordo com informações do Estadão, a montadora investiu US$ 1,1 bilhão para a criação de novas tecnologias, incluindo conjuntos híbridos, o que leva a crer que o modelo pode receber uma versão híbrida.
A previsão é que o hatch receba um sistema híbrido leve junto com o próprio 1.0 TGDI que atualmente equipa o carro. É importante mencionar que o Kia Stonic já oferece esse conjunto, composto pelo motor 1.0 TGDI e sistema MHEV, que entra em cena em velocidades de cruzeiro e partidas de semáforo. A diferença é que o HB20 não seria movido apenas a gasolina, mas continuaria flex.
A Hyundai também deve mexer no motor para assegurar os atuais 120 cavalos e 17,5 kgfm, ou até adicionar alguma potência.
*Com informações de Mobiauto e Estadão.