Preços caem e vendas crescem: o jogo virou para os carros usados?
Categoria de veículos com mais de três anos de fabricação registra aumento nas vendas e queda nos preços.
Após um período de alta nos preços e queda no volume de vendas, o jogo parece estar virando no mercado de usados. De acordo com dados da consultoria Bright Consulting, a média de preço dos carros usados despencou 7,6% no Brasil nos últimos 12 meses, com destaque para os hatchbacks, que ficaram 11% mais em conta.
A redução nos valores ocorre em meio a um momento de aquecimento das vendas. A título de informação, os automóveis seminovos vendem até 5,9 vezes mais que os zero-quilômetro no país. Para se ter uma ideia, os modelos com 13 anos ou mais de fabricação tiveram a maior demanda pelos consumidores em janeiro de 2024.
Desvalorização dos usados
Os modelos seminovos tiveram uma forte valorização durante a pandemia do novo coronavírus, provocada pela falta de componentes, que por sua vez reduziu o número de carros novos disponíveis no mercado.
Em 2021, os lojistas tiveram grandes oportunidades de negócios no segmento, mas a situação agora é oposta.Neste ano, o incentivo do governo aos veículos novos provocou uma queda na venda dos produtos que já tiveram dono.
Em meados do ano passado, entrou em vigor um programa que oferecia descontos para a compra de modelos 0 km com preço abaixo de R$ 120 mil.Isso derrubou a venda de usados e também de seminovos, que desde então não recuperaram o mesmo nível de valorização visto durante a pandemia.
A Bright explica que outro motivo pelo qual muitos clientes preferem investir em veículos novos são as promoções de início de ano anunciadas pelas montadoras, além das novas modalidades de compra, como a assinatura.
Novos em alta
Em dezembro de 2023, foram vendidas 237 mil unidades de carros novos no país, resultado da queda na taxa de juros, dos incentivos do governo e do aumento na disponibilidade de produtos. O ano terminou com 2,18 milhões de emplacamentos.
Segundo levantamento da consultoria Jato, o mercado brasileiro vendeu 154.388 automóveis e comerciais leves em fevereiro de 2024, um aumento de 29,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. O crescimento é de 2,18% em relação a janeiro.