Briga feia! Conheça 4 carros que causaram confusão para as marcas
Disputas entre montadoras são comuns no mercado automotivo e marcam a existência de diversos modelos.
Alguns carros não vivem apenas das boas lembranças dos proprietários, mas também dos relatos das confusões causadas por seu lançamento. Antes mesmo do surgimento da internet, brigas imensas e muito ódio foram destilados pelas fabricantes, gerando perdas financeiras e anos de tentativas de recuperação.
Há modelos que são considerados icônicos na atualidade, mas que no passado viraram uma dor de cabeça sem tamanho para a marca. Se você quer conhecer ou relembrar alguns desses casos, continue a leitura.
1- Volkswagen Gol G2 (bolinha)
Os brasileiros ainda amam e cultuam a segunda geração do Gol, conhecida como “bolinha”. Produzido de 1994 a 2013, logo após a segunda reestilização sair de linha, o carro impulsionou o fim da joint venture Autolatina, formada por Volkswagen e Ford.
As duas montadoras compartilhavam projetos aqui no Brasil, por isso, quando a VW anunciou o Gol G2, a Ford quis uma versão. A alemã não concordou em ceder seu campeão de vendas para os norte-americanos, o que acabou em mais um divórcio entre fabricantes.
2- Mercedes-Benz SLR McLaren
O carro que ainda hoje é considerado atual foi um dos projetos mais interessantes da Mercedes-Benz. No entanto, a marca alemã era dona de boa parte da McLaren na época, uma união que nunca foi muito fácil e gerou muitas brigas. Enquanto a primeira insistia em um esportivo de luxo, a outra lutava por um supercarro com o F1.
Dizem as más línguas que nem o ronco do motor gerou consenso entre as duas montadoras. A situação, que já era ruim, piorou com esse modelo, que nem com o seu motor V8 supercharger de 617 cv conseguiu impedir o divórcio.
3- Jaguar X-Type
Sinônimo de luxo nos anos 2000, a Jaguar pertencia à Ford, que desenvolveu o X-Type tendo em vista a plataforma do Ford Mondeo. Essa escolha gerou não apenas estranhamento, mas também problemas de construção e limitações quanto às opções de motores para o carro.
O fim da história foi a venda da marca para a Tata em 2008, mas não antes de a Jaguar perder prestígio e a Ford, rios de dinheiro.
4- Ferrari Mondial 8
Conhecida pelo luxo e glamour de seus carros, a Ferrari não tinha uma fama tão boa em 1990. Na época, seus modelos haviam perdido um pouco do prestígio, como o Mondial 8, ainda hoje conhecido como o pior Ferrari de todos os tempos. Por pouco, ele não enterrou o nome da marca.