Como descobrir a cidade de origem de um carro com Placa Mercosul?
Nova chapa utilizada do Brasil não informa a cidade e o estado de origem do veículo como o modelo antigo.
Lançada em 2020, a placa Mercosul já ganhou muitos adeptos no Brasil, onde seu uso é obrigatório apenas em carros novos. O modelo foi criado para facilitar a identificação de veículos que circulam pelos quatro países do bloco: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.
O novo modelo tem uma série de diferenças em relação ao antigo, principalmente no design e na distribuição dos caracteres. O padrão anterior respeita a ordem de 3 letras e 4 números, sequência que é sempre fixa. Já a nova placa leva 4 letras e 3 números que podem ser dispostos em qualquer ordem.
Outra novidade importante da placa Mercosul é que ela deixou de exibir a cidade e o estado de origem do veículo, dificultando a vida de quem precisa dessa informação. Para descobrir esses dados, que antes eram facilmente visíveis, o interessado deve realizar uma pesquisa pela internet.
Cidade e estado da placa Mercosul
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o aplicativo Sinesp Cidadão, que possibilita a consulta de informações oficiais sobre as placas dos carros que circulam no Brasil. Por meio da ferramenta, também é possível verificar se o veículo tem restrições, como roubo ou furto.
A ferramenta é gratuita e está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Basta informar os caracteres da placa para conferir a marca, o modelo e o ano de fabricação do automóvel, bem como os últimos cinco números do chassi e eventuais restrições existentes.
Outra forma de obter as informações do carro gratuitamente é por meio do código QR disponível na própria placa. A chapa padrão Mercosul possui um código de verificação que informa, por exemplo, se ela é original e qual empresa a fabricou e estampou.
Para fazer a leitura do código e confirmar a autenticidade, o interessado deve baixar o aplicativo Vio. A solução substitui os lacres utilizados nos objetos antigos.