É cafona agora, mas já foi tendência: conheça 5 carros que estão nesta lista

Carros provam que o que faz um sucesso estrondoso pode um dia se tornar extremamente cafona para os consumidores.

A moda é cíclica, mas existem algumas tendências que muita gente prefere deixar no esquecimento a revisitar. O mundo dos carros prova todos os dias que coisas que são uma tendência absoluta no mercado podem se tornar extremamente cafonas no futuro.

Os elementos ultrapassados vão desde carrocerias a estilos completos, que são enterrados na cova do esquecimento para evitar a forte rejeição. Alguns já morreram completamente, outros possivelmente continuarão sendo rejeitados até a extinção.

5 carros que eram tendência e hoje são brega

1- Aventureiros com estepe à mostra

Hoje escassos no mercado, os carros aventureiros dominavam as vendas antes da conversão dos hatches em SUVs. Um dos motivos pelos quais eles não são considerados absolutamente ultrapassados é o fim da moda de colocar o estepe pendurado.

A ideia chegou com o Volkswagen CrossFox, que tinha estruturas de ferro para acomodar o estepe na traseira. Muitas vezes, o motorista precisava abrir essa parte para conseguir levantar a tampa do porta-malas, um desenho pouco prático.

2- Peruas

Esta é uma tendência totalmente brasileira: rejeitar com todas as forças as peruas. Mas nem sempre foi assim, visto que esses modelos, que hoje só vêm importados e em versões premium, faziam bastante sucesso em nosso país. O fim das peruas deve-se principalmente à chegada das minivans e à posterior invasão dos SUVs.

O público que queria mais espaço interno preferiu migrar para os utilitários esportivos a ter apenas um porta-malas grande, como era o caso do segmento aposentado.

3- Minivans

Apesar de seu sucesso como substitutas das peruas, as minivans também já viram seu auge passar. Em 2020, muitos carros se influenciaram por elas, assim como ocorre hoje com os SUVs, a exemplo do Volkswagen Fox, Peugeot 307 e Renault Sandero.

Seu esquecimento veio com a chegada dos SUVs, e hoje elas só são compradas por necessidade. Até a Chevrolet Spin, que é a única do segmento no país, não é considerada uma minivan pela montadora, embora seja.

4- Sedã médio ou SUV manual

O câmbio manual continua no coração de muitos motoristas, mas não há mais espaço para um sedã médio ou um SUV com pedal de embreagem no mercado. Mesmo no segmento de usados, eles caíram no esquecimento. Não há nenhum sedã médio vendido no Brasil com transmissão manual, somente compactos 1.0 baratos.

Apenas Fiat Pulse e Renault Duster possuem versões manuais entre os SUVs disponíveis. O último projeto a ser descontinuado foi o Nivus manual, abandonado pela montadora após o fracasso do T-Cross na mesma versão.

5- Carros de duas portas

Lembra quando as montadoras fabricavam carros de duas portas para o mercado nacional porque os consumidores insistiam que automóveis de quatro portas eram só para taxistas? Pois é, o jogo virou e ninguém mais quer saber desse tipo de modelo.

Atualmente, não há nenhuma versão de duas portas sendo fabricada no Brasil, exceto as picapes de cabine simples. O trauma foi tão grande que nem as configurações esportivas de hatches contam com esse tipo de variante, exceto o Mini Cooper.

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