Em teste de carros elétricos, BMW i7 deixa Tesla e Kwid 'comendo poeira'
BMW i7 lidera em recuperação de energia em frenagem.
A recuperação de energia durante a frenagem é uma das vantagens de muitos carros elétricos existentes no mercado. Nesse aspecto, o BMW i7 vem surpreendendo e chegou a superar outros concorrentes tradicionais, como o Renault Kwid e o Tesla.
Isso se observou durante uma pesquisa feita por um laboratório na Alemanha. Os testes aconteceram no estado da Baviera, em uma das regiões mais montanhosas.
Mas o que chama mesmo a atenção no BMW i7 é a maior capacidade de regenerar a energia vinda da frenagem. Isso porque acaba ajudando a recarregar a bateria, ao menos em parte, durante essa ação.
BMW i7 recupera mais energia que rivais
Durante esse teste na Baviera, os pesquisadores notaram que o BMW i7 conseguiu recuperar mais energia que os concorrentes. No período testado, chegou a 26,2 kWh recuperados na bateria.
Já o SUV da Tesla recuperou 27,6 kWh de energia e o Renault Kwid (Dacia Spring, na Europa) obteve o menor valor, recuperando 7,05 kWh.
Ainda de acordo com a pesquisa, o BMW conseguiu 50% de recuperação da energia gasta com a bateria. Por sua vez, o carro da Tesla conseguiu 40% de recuperação, enquanto o Kwid fez apenas 35% de recuperação de energia.
Entre outras coisas, o peso mais baixo do sedã da BMW também foi um diferencial para ter sucesso na energia recuperada. Com isso, larga na frente e terá um importante número no mercado, o que pode servir de argumento na hora de conquistar novos clientes.
Afinal de contas, durante a frenagem, o motorista poderá recuperar a energia da bateria, o que é bom para o meio ambiente. E, claro, bom para o bolso, já que vai haver menos gasto com eletricidade em uma recarga convencional.
Desempenho muda na subida
Na hora de testar apenas na subida, o carro da Dacia teve um desempenho melhor se comparado à descida. Ainda assim, o BMW continuou com um desempenho satisfatório, assim como o modelo da Tesla.
Depois, os pesquisadores ainda testaram outros 19 carros, mas apenas em terreno plano, para ver a recuperação e regeneração de energia elétrica.
Por fim, tudo isso faz parte de um importante estudo que poderá, no futuro, gerar ainda mais consumo de energia, permitindo a melhoria dos carros elétricos. Outro efeito dessa maior regeneração, como no BMW i7, é a oportunidade de se conseguir uma maior autonomia com a carga completa de bateria, diminuindo a necessidade de ir a um ponto de recarga.