Não ignore! 4 sinais indicam que seu carro foi abastecido com combustível de má qualidade
O combustível é considerado adulterado quando o mesmo recebe algum tipo de mistura adicional fora do regulamentado.
O combustível é um dos itens fundamentais para o funcionamento dos veículos. Contudo, um grande problema ocorre quando este está adulterado, ou seja, quando recebe outras misturas que o diluem e aumentam o volume do líquido. Entretanto, geralmente esses outros solventes são prejudiciais à saúde do carro, reduzindo o rendimento.
Geralmente, quando um combustível é considerado adulterado, é porque ele está misturado com metanol ou água, no caso do etanol. Já em relação à gasolina, pode ter uma mistura de álcool (anidro ou hidratado) maior do que a especificada em lei, que atualmente é de 27%.
Confira os 4 principais sinais de que o combustível é
adulterado
1- Baixo rendimento e performance:
Um dos principais sinais de que o combustível não é de boa qualidade é a perda de rendimento e a queda de performance. Assim, se o veículo não responde quando a pessoa acelera fundo, pode ser um indicativo. Outro detalhe é o veículo perder potência em subidas íngremes, o que também é um ponto para ficar atento. Além disso, quando se nota um alto consumo de combustível, isso pode indicar uma falha no combustível.
2- Engasgos e falhas:
Quando a gasolina é adulterada, dar partida no veículo não é fácil, especialmente em dias frios. Além disso, se o carro engasga ou falha em marchas baixas, isso pode ser um sinal de combustível de baixa qualidade. Prestar atenção a esses sintomas pode evitar problemas maiores.
3- Luz de alerta da injeção eletrônica acesa:
Outro sinal ao qual ficar atento é se a luz da injeção eletrônica acender no painel. Isso indica problemas no sistema de combustível ou na mistura ar-combustível. Se a luz acender após abastecer, é importante verificar a qualidade do combustível. O motorista, inicialmente, pode andar e consumir todo o combustível e, caso o problema persista, o ideal é procurar uma assistência técnica.
4- Ruídos estranhos:
O combustível ruim também pode danificar várias partes do motor, resultando em ruídos incomuns, como batidas ou cliques. Prestar atenção a esses sons pode ajudar a identificar problemas precocemente e evitar danos maiores.