O que fazer quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do carro?

Sinal pode indicar problemas variados no sistema de injeção do carro, desde os mais simples até os mais complexos.

Quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do veículo, há dois tipos comuns de motorista: aqueles que correm para a oficina e os que só ignoram. O aviso é um importante alerta de que o sistema de injeção, essencial para o consumo e o desempenho do carro, está com algum problema.

Nesse momento, o ideal é não se desesperar e nem deixar para lá. A recomendação é levar o automóvel a uma oficina mecânica de confiança para descobrir qual é o real problema, que pode ser desde bem uma coisa bem simples até outra muita complexa.

O motivo que leva a luz da injeção a acender pode ser apenas um bocal de combustível solto, mas também pode ser algo mais grave como uma falha nos sensores de oxigênio, no catalisador ou em outros componentes essenciais para o sistema. Assim, é preciso ter um diagnóstico correto para reparar o defeito.

“A luz da injeção eletrônica é um indicador importante que os motoristas devem levar a sério, pois pode indicar uma variedade de problemas no sistema de injeção do veículo”, diz o Coordenador Treinamento da DPaschoal, Danilo Ribeiro.

O que fazer quando a luz acende

A avaliação precisa é feita em uma oficina equipada com um bom sistema, evitando falhas mais sérias e que vão pesar ainda mais no bolso no futuro. O “scanner” usado para determinar o defeito tem três luzes: uma verde (situação normal), uma amarela (atenção) e uma vermelha (pare). A última indica a presença de algo crítico e o motorista deve parar o veículo imediatamente.

“Quando o carro é levado a uma oficina ou a um profissional capacitado, é necessário conectar um scanner de diagnóstico ao carro, que permite ler os códigos de erro registrados pelo sistema e identificar a causa subjacente do problema. Às vezes, os códigos são simples e o reparo é relativamente fácil, como uma substituição de sensor ou uma limpeza de bicos injetores”, explica Ribeiro.

Se o carro estiver funcionando normalmente quando a luz acender, evite acelerar muito ou fazer movimentos bruscos, como curvas muito fechadas, e continue dirigindo com atenção. Em casos mais simples, como de leituras momentâneas erradas do sistema, o condutor só precisa desligar o motor e ligar novamente para que o sinal desapareça.

Sempre vale a pena ler o manual do proprietário para consultar orientações sobre como resolver situações mais simples que não dependem de ajuda profissional. No entanto, a menos que você seja qualificado, não tente reparar os danos ou pode acabar piorando o problema.

“Em outros casos, o diagnóstico pode ser mais complexo, envolvendo uma série de componentes do sistema de injeção. A principal recomendação é que os motoristas não ignorem a luz da injeção eletrônica e busquem assistência profissional o mais rápido possível. Cuidar do sistema de injeção é essencial para garantir a confiabilidade e o desempenho do veículo”, completa o especialista.

você pode gostar também