Não adianta insistir: carro que apresenta estes 5 sinais precisa ser trocado

Fatores como o desgaste natural e o alto custo de manutenção do veículo indicam que está na hora de comprar outro.

Alguns automóveis possuem uma mecânica tão boa que, quando recebem os cuidados e a manutenção correta, rodam por décadas sem dar quase nenhum problema para o proprietário. Porém, mesmo os modelos mais confiáveis precisam ser substituídos em algum momento.

Os anos podem resultar em um nível de desgaste que afeta a eficiência do carro, além de comprometer sua segurança. Quando a hora chega, o melhor é trocar o veículo para evitar mais problemas e ter acesso a novas tecnologias, inclusive itens de segurança.

A hora certa de trocar o carro

A avaliação do momento certo de comprar um automóvel novo é difícil, uma vez que o processo envolve gastos e o desapego de um bem que passou anos ao lado do motorista. A seguir, listamos 5 indícios que ajudam a descobrir se o momento certo chegou.

1. Alto custo com manutenção

O custo das peças de reposição e da mão de obra para manutenção vai ficando cada vez mais alto com o passar do tempo. Quando menos se percebe, o proprietário está gastando rios de dinheiro para consertar qualquer peça, sem mencionar a dificuldade em encontrar o item certo no mercado.

Via de regra, o valor da manutenção não deve superar 10% do preço do carro indicado na tabela FIPE. Se os reparos custarem demais, pode ser a hora de trocar de carro.

2. Desvalorização

A desvalorização é um processo natural, mas o preço cai ainda mais bruscamente quando o modelo sai de linha ou passa por uma mudança muito grande. Por isso, a depreciação muito acelerada é um forte indício de que chegou o momento de comprar outro automóvel.

3. Fora do seu padrão

Quando alguém compra um carro, costuma considerar sua própria realidade, como ter ou não filhos e poder ou não gastar mais com combustível. Um forte sinal de que a troca é necessária é perceber que o veículo está pesando demais no orçamento familiar ou que ele já não comporta todos os integrantes da família com conforto.

4. Muitos problemas mecânicos

Esse aqui é quase um atestado de que trocar de carro é a melhor solução. Se o veículo passa mais tempo no mecânico do que na garagem, o desgaste chegou a um nível crítico. Isso pode ser observado principalmente nas peças e equipamentos fundamentais para seu bom funcionamento, como transmissão e motor.

5. Quilometragem

Por fim, o último fator que sinaliza o momento de trocar de carro é a quilometragem. Não existe exatamente um limite máximo para rodar, mas os especialistas calculam que aos 60 mil km o veículo começa a apresentar desgastes. Porém, esse número depende muito do modelo e dos cuidados que o motorista adota.

você pode gostar também