Donos se queixam: bateria do Tiggo 8 Pro híbrido descarrega sem motivo

Proprietários do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid afirmam que a bateria do SUV híbrido descarrega de forma repentina.

Os proprietários do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid estão preocupados com uma situação inusitada relacionada à bateria do SUV híbrido de sete lugares. Com um preço acessível para o segmento (R$ 239.990), o modelo promete uma autonomia de 54 km no modo 100% elétrico e carregamento como um carro elétrico normal.

Porém, a reclamação dos donos está ligada a um possível problema crônico na bateria 12V, que descarrega sem motivo aparente e de forma repetida. As queixas se espalham por fóruns na internet e sites de reclamações, como Reclame Aqui.

Os carros elétricos e híbridos são equipados com baterias de 12V para assegurar a operação do sistema elétrico de baixa tensão, mesmo que já tenham bateria com maiores tensões e capacidade. É a menor que alimenta luzes, travas, espelhos, vidros e outros sistemas, até mesmo a central multimídia.

O produto de 12V pode ser feito de lítio, mais leve e durável que as baterias de chumbo ácido comumente usadas nos carros. A parte do veículo responsável por garantir que a bateria de alta tensão mantenha a de baixa tensão carregada é a eletrônica.

Relatos de um proprietário

Em entrevista à revista Quatro Rodas, o empresário Willian Junior da Silva conta que a bateria do Tiggo 8 híbrido descarregou enquanto seus filhos pequenos estavam dentro do veículo. “Foi uma situação desesperadora, pois as portas travaram quando a bateria descarregou, mas após 15 minutos meu filho de três anos conseguiu abrir a porta”, diz.

“Eu comprei o carro logo no lançamento, em 2022, e após oito meses, um aviso no painel indicou que a bateria estava com baixa energia, mas não se tratava de nada relacionado ao sistema híbrido. Na revisão de 10.000 km, disseram-me que a bateria estava ok e apenas solicitaram que eu não deixasse a chave dentro do veículo com ele desligado”, acrescenta.

O cliente realizou a troca da bateria 12V com corrente de 45 Ah por outra com 50 Ah por conta própria, para não ficar na mão de novo. Ele relata que não teve mais nenhum problema após a substituição.

Erro no projeto?

Todos os donos entrevistados afirmam que a orientação de não deixar a chave dentro do carro deve ser seguida à risca. Embora não devesse ser suficiente para descarregar a bateria, os impulsos elétricos constantes enviados pela chave presencial acabam por fazer isso.

João Carlos Orguin da Silva, outro proprietário do Tiggo 8, acredita que há um erro de projeto e que a capacidade da bateria não é suficiente para alimentar a quantidade de tecnologia embarcada do modelo, como central multimídia, quadro de instrumentos e ar-condicionado.

A Caoa Chery afirmou em resposta que “o dimensionamento da bateria de 45A está completamente em linha com as necessidades de carga do veículo, que foi testado por mais de 100.000 km antes do seu lançamento no Brasil”.

“Há uma inter-relação entre a carga da bateria de 12V e o carregamento da bateria de alta tensão, frente ao funcionamento do veículo, o que evidencia a importância de ambas estarem carregadas”, acrescentou a montadora.

*Com informações da Quatro Rodas.

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