Mantenha sua moto em forma! Estes 3 fatores detonam a vida útil do óleo

Troca de óleo em motos exige frequência maior que em carros.

O óleo é responsável pela lubrificação e proteção das peças do motor; por isso, é fundamental trocá-lo com frequência para manter o veículo em bom funcionamento. No entanto, existe uma diferença entre a troca de óleo dos carros e das motos, sendo que, nas motocicletas, a troca deve ser feita com uma quilometragem menor.

Se nos carros a troca de óleo deve ser feita a cada 10 mil a 15 mil quilômetros rodados, nas motos esse valor é bem menor e depende do tipo de óleo. Para o óleo mineral, a troca deve ocorrer a cada 3 mil a 4 mil quilômetros, enquanto para o óleo sintético, ela deve ser realizada a cada 7 mil a 10 mil quilômetros rodados.

A respeito desse assunto, a multinacional francesa Motul, que é especializada em lubrificantes e fluidos, detalhou três motivos pelos quais a vida útil do óleo de moto é menor do que a do óleo de carro. Veja os motivos apontados pela companhia:

Sistemas compartilhados: o mesmo óleo lubrificante colocado para
o motor da motocicleta também atua em outros sistemas, como o câmbio e a
embreagem. Desta forma acaba acelerando a sua degradação, seja por
cisalhamento, desgaste dos discos ou pelo consumo dos pacotes de aditivo.

Desafios térmicos: diferente dos carros, a maioria das motos
ainda utiliza sistema de refrigeração por ar forçado, ou seja, sem radiador.
Por conta disso, as altas temperaturas podem alterar a viscosidade do
lubrificante, desta forma, compromete a proteção contra o desgaste de peças do
motor.

Altas rotações e menor volume: motocicletas apresentam
motores menores e mais leves, assim, ele permite maiores rotações. Porém, essa
característica aumenta a tensão nos componentes do motor e submete o
lubrificante a cargas de cisalhamento mais altas. Além disso, o volume de óleo
nas motos é inferior ao dos carros, o que contribui para maior exigência e
desgaste.

Quais são os tipos de óleo para motos?

É sempre importante fazer a escolha do óleo certo para a moto, e existem três tipos distintos desse produto.

Mineral: é o “tradicional”, ele é um produto petrolífero
feito do petróleo bruto refinado. Dentre as opções, ele é o mais barato, porém
contém várias impurezas que advém do petróleo. Ele se decompões mais rápido e
requer uma troca com maior frequência.

Sintético: São produzidos de produtos petroquímicos, porém
são modificados e diferentes do petróleo bruto. Ele passa por um processo para
a composição química exata necessária para a lubrificação do motor. Esse
produto tem uma maior longevidade, mas seu valor é mais alto.

Semi sintético: Esse produto é uma junção dos óleos minerais
e sintéticos, desta forma é uma opção mais econômica e com maior longevidade.

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