Sedã elétrico mais barato que Onix Plus é o grande lançamento da GM
Empresa conjunta do grupo GM anuncia o Wuling Starlight EV, modelo 100% elétrico com autonomia de até 500 km.
A Wuling anunciou ao mercado a chegada de seu primeiro sedã 100% elétrico, o Starlight EV. Joint-venture entre a chinesa SAIC e a General Motors, a empresa já possui modelos eletrificados acessíveis, além da versão híbrida plug-in do novo modelo, o Starlight PHEV.
O lançamento chega para completar a linha da montadora, que já vendeu mais de 50 mil unidades do Starlight híbrido desde seu lançamento, em novembro do ano passado.
Um detalhe que chama atenção no novo carro elétrico é o preço acessível: 109.800 yuans, ou cerca de R$ 77 mil em conversão direta. O valor é inferior à versão de entrada do Chevrolet Onix Plus no Brasil, que custa a partir de R$ 99.490, sendo considerado baixo até mesmo para o padrão do mercado chinês.
Wuling Starlight EV
O sedã é construído sobre a plataforma Tianyu EV, o que permite a fabricação de variações híbridas plenas e elétricas, por exemplo, com autonomia ampliada por um motor a gasolina. A frente com menos detalhes e sem tomadas de ar é o que diferencia a configuração EV das demais, assim como a ausência da barra de LED na dianteira.
O Starlight EV é um carro grande, do jeito que o mercado chinês gosta. São 4,83 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,51 m de altura, além de 2,80 m de entre-eixos. As dimensões são maiores que as do Onix Plus e do Cruze, a título de comparação.
No quesito motorização, o carro da GM é equipado com motor elétrico de 136 cv, alimentado por duas opções de baterias LFP: uma de 41,9 kWh e outra de 54,3 kWh. A autonomia pode chegar a 510 km com a maior. Já a velocidade máxima do modelo é de 150 km/h.
Na cabine, o destaque vai para o painel de instrumentos de 8,8 polegadas, que é padrão na linha, enquanto a central multimídia pode ser de 10,1 ou de 15,6 polegadas. O porta-malas tem capacidade para 540 litros, considerado bem espaçoso.
A apresentação oficial do Wuling Starlight EV ocorrerá durante o Salão de Pequim, previsto para o final de abril. No entanto, a pré-venda do modelo já começou e segue até o dia 31 de maio.