Carros novos estão caríssimos? Veja 5 usados mais vantajosos que um 0km
Motorista que valoriza seu dinheiro e quer garantir o melhor custo-benefício possível com um orçamento limitado pode apostar em um usado.
Comprar um carro novo no Brasil não é para qualquer um. Com os preços nas alturas, muitos motoristas que valorizam seu dinheiro têm encontrado no mercado de usados uma alternativa melhor para conseguir modelos mais equipados, com melhor desempenho e até de categorias superiores.
Atualmente, é possível investir o mesmo valor em um automóvel usado bem superior ao zero-quilômetro que caberia no orçamento. Esse é um dos benefícios reservados a quem está atento ao mercado e percebeu que pagar R$ 70 mil em um carro de entrada não é tão vantajoso assim.
5 usados superiores aos novos
Para auxiliar o comprador que está confuso com tantas opções, selecionamos cinco modelos de carros usados que são melhores do que os novos mais vendidos de sua categoria. As categorias selecionadas são: entrada, hatch pequeno, sedã compacto, sedã médio e SUV.
1- Peugeot 208 x Fiat Mobi: entrada
O Fiat Mobi é o carro de entrada mais vendido do Brasil, com quase 15 mil unidades emplacadas no primeiro trimestre. Os preços ultrapassam R$ 73 mil na versão básica, que oferece motor 1.0 com câmbio manual.
Apresentamos como alternativa o Peugeot 208 Active 2022, equipado com propulsor 1.6 e câmbio automático. Além de mais bonito, seguro, espaçoso e confortável, o francês custa quase o mesmo valor. Na tabela Fipe, ele está listado por R$ 74 mil.
2- Honda Fit x Volkswagen Polo: hatch pequeno
O ranking dos mais vendidos não deixa de fora o Volkswagen Polo, atualmente com mais de 27 mil unidades emplacadas no ano. Equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, a configuração de entrada MSI custa a partir de R$ 91 mil.
Com um valor bem semelhante, R$ 92,5 mil, dá para colocar na garagem um carro de uma categoria superior: o Honda Fit EXL ano/modelo 2021, com motor 1.5 e câmbio automático do tipo CVT. Apesar de estar fora de linha, a boa reputação da montadora garante sua liquidez no mercado de usados.
3- Chevrolet Cruze x Chevrolet Onix Plus: sedã compacto
Passando para os sedãs, o Chevrolet Onix Plus lidera a categoria dos compactos no mercado de usados e custa a partir de R$ 99,5 mil. A versão de entrada possui motor 1.0 e câmbio manual, além de uma lista de série bem consistente.
Porém, o preço é próximo dos R$ 100,6 mil pedidos pelo Cruze LT 2020, sedã médio com motor 1.4 turbo e câmbio automático, quase o dobro de potência. Além disso, é possível encontrar modelos 2021 ou 2022 por essa mesma faixa de preço.
4- Audi A3 Sedan x Toyota Corolla: sedã médio
O campeão absoluto e indiscutível é o Toyota Corolla, que respondeu por 63% dos emplacamentos totais da categoria nos primeiros meses do ano. O zero-quilômetro tem preço sugerido de R$ 149 mil na versão de entrada, uma verdadeira “facada”.
Esse é o mesmo valor do premium Audi A3 Sedan, que, apesar de não ser necessariamente superior ao Corolla, tem mais status. Na tabela Fipe, a versão Prestige Plus 2021, com motor 1.4 turbo e acabamento refinado, custa R$ 155 mil.
5- Toyota Corolla Cross x Hyundai Creta: SUV
A última categoria é SUV, que no mercado de usados tem o Hyundai Creta na liderança. A configuração mais simples do modelo, com motor 1.0 turbo e câmbio automático, custa R$ 140 mil.
Como alternativa, temos o Toyota Corolla Cross 2022 na versão XRE, tabelado em R$ 142,6 mil na Fipe. Equipado com motor 2.0, ele apresenta pouquíssima desvalorização, além de ser um carro confortável e acertado.