Gasolina comum ou aditivada: qual a melhor escolha para seu carro e seu bolso?
Saiba a diferença entre os dois tipos de produto e evite ser enganado pelo posto na hora de abastecer seu veículo.
Tem muita gente que para o carro ao lado da bomba de combustível e fica confuso na hora de escolher a gasolina, já que não sabe a diferença entre comum e aditivada. Se você é um desses motoristas, já passou da hora de aprender o que são esses tipos de produto para evitar enganação.
Os postos comumente informam ao consumidor que o aditivado é uma alternativa inovadora, com benefícios como a limpeza dos componentes do motor. Essas vantagens estão ligadas aos aditivos, substâncias adicionadas ao produto para melhorar seu desempenho e qualidade.
Ao contrário dos combustíveis comuns, os aditivados passam por um processo de enriquecimento químico para melhorar suas propriedades. O resultado é que eles otimizam a queima do combustível, limpam e protegem os componentes do motor, e ainda reduzem o atrito dos itens do sistema.
Essas características garantem ao motorista vantagens como maior eficiência energética, aumento da vida útil do motor e redução do consumo de combustível. Segundo uma pesquisa do Posto Ipiranga, os benefícios desses produtos geram economia superior a 4% para o condutor, sem mencionar as vantagens ambientais, uma vez que os aditivados reduzem as emissões de gases poluentes.
Junto ou separado?
Escolher a gasolina aditivada na bomba do posto não é a única maneira de inserir aditivo no combustível, já que também é possível comprar o produto separadamente. A recomendação para evitar golpes em estabelecimentos duvidosos é justamente essa: abastecer com gasolina comum e adicionar o aditivo em seguida.
Mesmo em postos de bandeiras conhecidas, ainda não existe fiscalização de quanto aditivo é misturado à gasolina. Isso significa que o distribuidor pode colocar apenas uma quantidade mínima e vender o produto como aditivado, mesmo que o volume seja insuficiente para garantir os benefícios do produto “premium”.
Portanto, se você não tem confiança na marca do posto ou apenas gosta de se precaver, o mais indicado é abastecer normalmente com gasolina comum e depois adicionar um aditivo no tanque.