Pense antes de responder: motorista que passa no sinal amarelo pode levar multa?
Será que é melhor parar na luz amarela ou avançar rapidamente com o veículo? Tire a dúvida de uma vez por todas.
As cores do semáforo e o significado de cada uma delas são uma das primeiras coisas que qualquer motorista aprende, mesmo antes do curso de formação de condutores. Esse é um conhecimento básico indispensável no trânsito de qualquer cidade, já que o sinal é o dispositivo que determina a hora de circular e de parar.
O verde significa que o condutor pode prosseguir, enquanto o vermelho indica que ele deve parar. O amarelo, como a maioria sabe, brilha como um aviso para que o motorista tenha “atenção”, já que a luz mudará para vermelho em poucos segundos.
Aí surge a dúvida: é melhor acelerar o veículo e atravessar logo o sinaleiro no amarelo, ou devo parar e aguardar o fechamento? Afinal, será que passar no sinal amarelo dá multa?
O que fazer quando o sinal fica amarelo?
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito informa que o condutor deve iniciar o processo de frenagem do automóvel até parar completamente quando visualizar a luz amarela. No entanto, existe uma exceção para os momentos em que não é seguro parar, como quando o veículo de trás ainda está rodando em velocidade considerável.
Quem já andou no trânsito brasileiro sabe que muitos motoristas aceleram para dar tempo de passar antes de o semáforo fechar, assim que a luz intermediária é acionada. E sim, essa prática pode resultar em penalidades.
Embora atravessar a luz amarela não seja, por si só, uma infração de trânsito, tudo depende da interpretação do agente de trânsito. Se ele enxergar a ação como uma conduta perigosa, que gerou risco para outras pessoas, pode autuar o condutor.
De forma geral, passar no sinal amarelo não dá multa, e o motorista não pode ser penalizado por esse ato, exceto em casos muito específicos em que seu comportamento gera risco. Por outro lado, “furar” o sinal vermelho é uma infração gravíssima, punível com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).