Brasil produzirá novo SUV híbrido 'barato' da GWM; veja detalhes
Montadora chinesa anuncia planos de fabricar no Brasil uma alternativa mais acessível ao Haval H6, já lançado na Argentina.
A GWM revelou seus planos de produzir seu primeiro carro híbrido flex plug-in no Brasil a partir de 2025. Chamado de Jolion Pro na China, o compacto da família Haval deve receber o nome de H4, seguindo o padrão adotado por aqui.
O modelo será fabricado na futura planta da montadora em Iracemápolis, no interior de São Paulo, cujo início das operações está previsto para o fim de outubro. De lá, devem sair os primeiros modelos pré-série, a princípio em regime CKD (montagem local com todos os componentes importados).
A produção começará com o H6, mas logo ele dará lugar ao H4, carro menor que rivaliza diretamente com o Caoa Chery Tiggo 7 Sport. Segundo a GWM, também há planos de fabricar nacionalmente a próxima geração da picape Poer, atualmente em fase final de testes no mercado chinês.
Haval H4: novo SUV híbrido ‘barato’ da GWM
Já lançado na Argentina, o compacto foi flagrado em testes no Brasil. Sob o capô, ele combina um motor 1.5 a gasolina e um propulsor elétrico com 40 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, gerando 190 cv e 38,2 kgfm combinados. O câmbio, a central multimídia e o painel digital são semelhantes aos do H6.
Com design moderno, o H4 tem 4.472 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 2.700 mm de entre-eixos, dimensões semelhantes às do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O carro será o menor Haval oferecido no mercado brasileiro.
O portfólio atual da GWM tem SUVs, automóveis de passeio e picapes, mas a Haval é especializada em utilitários esportivos e reúne mais de 16 opções na China. Já a Poer tem como foco as picapes, incluindo modelos com tração 4×2 e 4×4. No caso da Tank, a aposta são os veículos com apelo off-road, enquanto a Ora lança carros de passeio elétricos.